Engenharia Civil Toledo Prudente obtém reconhecimento do MEC

Avaliação foi realizada por uma comissão de profissionais do MEC, que esteve na Toledo Prudente Centro Universitário no mês de dezembro de 2018

14/01/2019

O curso de graduação em Engenharia Civil da Toledo Prudente acaba de obter o reconhecimento de excelência do Ministério da Educação.

A avaliação foi realizada por uma comissão de profissionais do MEC, que esteve na Toledo Prudente Centro Universitário no mês de dezembro de 2018.

Em uma escala de 0 a 5, a nota atribuída pela comissão avaliadora foi de 4.

Os membros do MEC avaliaram organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente Centro Universitário.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente, Marcos Frois, o reconhecimento do curso motivia a continuidade dos trabalhos e a certeza da colheita de bons frutos.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento e ansiosos para acompanhar a primeira turma que cola grau no mesmo momento em que recebemos essa ótima notícia. Inclusive estamos muito contentes com a rápida inserção de diversos alunos de Engenharia Civil no no mercado de trabalho, atuando na prática com o que foi aprendido durante os anos de curso”, revela o coordenador.

Gustavo de Oliveira Cardoso formou-se em Engenharia Civil em 2018 e antes mesmo da sua colação de grau, foi contratado pela Ecopontes – Sistemas Estruturais Sustentáveis para trabalhar como engenheiro orçamentista.

Ele recebeu a notícia com bastante alegria e comemora de forma dupla, juntamente com sua finalização do ensino superior em Engenharia Civil.

“Todos nós já imaginávamos que esse reconhecimento viria com excelência, porque sabemos da qualidade ofertada pela Toledo Prudente nos anos em que frequentamos os bancos acadêmicos. Para nós, alunos, não foi nenhuma novidade”, brinca.

Autorização x Reconhecimento – Toda instituição de ensino superior precisa ser credenciada junto ao Ministério da Educação. Sem esse requisito, ela fica impossibilitada de emitir diplomas de forma legalizada. Uma vez credenciada, a instituição pode criar cursos novos, devendo então solicitar o reconhecimento do MEC.

Assim, uma comissão do MEC visita as instalações, avalia a relação de docentes, grade curricular, laboratórios, bem como outros aspectos relacionados ao curso. É com base neste levantamento que os avaliadores do MEC vão reconhecer o curso, solicitar ajustes ou negar o reconhecimento.

Os cursos que não cumprem as exigências estipuladas ou não possuem a qualidade nos pontos avaliados, são fechados e os alunos são transferidos para outra instituição para terminarem seus estudos.