Oportunidade: aluna de Marketing desenvolve logos reais

A aluna de Marketing da Toledo Prudente, Adrielle Parducci, experimentou na prática a produção de logotipos reais, para a Cooperlix e para o Fórum Municipal de Educação

Laís Ernesto

27/03/2019

A aluna do 3º termo do curso de Marketing da Toledo Prudente Centro Universitário, Adrielle Parducci, experimentou na prática a produção de logotipos reais. Ela desenvolveu logos para a Cooperlix – cooperativa responsável pela coleta de lixo reciclável de Presidente Prudente e para o Fórum Municipal de Educação.

A aluna diz que sempre teve aptidão com a área de design e Marketing, e decidiu fazer o curso para agregar em sua carreira. “Me surpreendo cada dia mais, tanto com as possibilidades da área, quanto com a abertura que a Toledo Prudente e os professores nos dão no decorrer da graduação”, comenta.

Parducci salienta que a graduação contribuiu, e muito, com a produção desses trabalhos. “Todos os dados foram levantados em sala de aula com o auxílio dos professores. Eles me orientaram no conceito e no desenvolvimento do projeto, dando sugestões e fornecendo novos pontos de vista para que ambos os projetos tivessem um conceito sólido”, completa.

Cooperlix
A identidade visual desenvolvida pela aluna, ocorreu na disciplina Criando Relações de Lealdade, ministrada pelo professor Tarcísio Coelho. “O projeto, consistia na criação de um Plano de Ações de Marketing para a Cooperativa e, pensando também na imagem da mesma perante os prudentinos, tivemos a ideia de apresentar um logo que pudesse transmitir o foco do trabalho e a importância da participação da população no processo”, explica.

A Cooperlix – cooperativa responsável pela coleta seletiva de lixo de Presidente Prudente passou por uma reestruturação após um incêndio que destruiu o barracão e equipamentos da cooperativa. A Toledo Prudente firmou uma parceria, a fim de contribuir com essa reestruturação. Alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Serviço Social e Marketing estiveram envolvidos em projetos para a Cooperlix.

Fórum Municipal de Educação
Já para o Fórum Municipal de Educação, o contato ocorreu por meio de professores da Toledo Prudente, mas fora do âmbito acadêmico.
“Já o Fórum de Educação foi um desafio. A necessidade era a criação de um logo para um evento de extrema importância para o município, que estivesse dentro das tendências de design e que pudesse ser de fácil compreensão. A partir disso, tivemos a ideia de valorizar as cores da própria bandeira da cidade e vincular os níveis educacionais básicos como ensino fundamental, médio e superior às escalas continuas, criando assim o F que, além de ser a letra inicial do evento, carrega esta mensagem de evolução no ciclo escolar”, explica.

O Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente é responsável por coordenar os processos de construção, revisão, acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora pedagógica da Toledo Prudente, Rosana Jurazeky, que participa do fórum desde a sua criação, o Fórum solicitou a criação da plataforma digital para a “II Conferência Municipal de Educação: revisando o Plano Municipal de Educação – PME”, bem como a identidade visual do próprio órgão. “A aluna do curso de Marketing da Toledo Prudente, Adrielle Parducci, com o apoio do coordenador do curso, Leonardo Lepre, participou do processo de criação do logotipo para o Fórum e para a plataforma do evento”, afirma Jurazeky.

Parducci comenta ainda que, “sempre levo em consideração o ambiente que as artes serão expostas, tento ao máximo, captar e amplificar a visão e sensação que as cores e traços podem causar no público. O Marketing parte do conceito de encantar clientes e isso é algo que sempre procuro transmitir nos trabalhos que desenvolvo”.

Sobre os logos serem utilizados tanto pela Cooperlix, quanto pelo Fórum, a aluna diz que é uma sensação inenarrável. “Poder ver uma criação impactar organizações e pessoas é muito gratificante, só me faz ter mais certeza de que estou na área profissional certa na qual posso desenvolver minhas habilidades”, completa.