Parecer jurídico da Toledo Prudente é aprovado

Produção se deu a partir da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que apresentou consulta pública sobre a temática: "Desinformação deliberada em contextos eleitorais"

Ellen Santini

22/04/2019

Nove alunos do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário produziram um parecer jurídico sobre Fake News que acaba de ser aprovado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A produção se deu a partir da própria Comissão, que apresentou uma consulta pública sobre a temática: "Desinformação deliberada em contextos eleitorais".

O coordenador de competições nacionais e internacionais da Toledo Prudente, Lucas Noya explica que o material foi produzido durante reuniões realizadas para estabelecer as linhas de pesquisas, além de serem realizadas discussões sobre o posicionamento que o grupo adotaria.

“A Comissão abriu um painel sobre a temática e agora o parecer foi aprovado. Ele vai compor um documento oficial internacional que se chamará: Desinformación en contextos electorales: Evidencia, desafíos y acciones”, explica.

Tal documento engloba todo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, do qual fazem parte 35 países, incluindo, Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia

O aluno do 5º termo do curso de Direito da Toledo Prudente, Gabriel D'Arce Pinheiro Dib participou da produção de mais este parecer jurídico.

“Trata-se de um trabalho que enfatizou uma temática extremamente atual e que com certeza deverá ser amplamente discutido pela sociedade, justamente por ser um problema contemporâneo”, explica o aluno.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos recebeu pareceres jurídicos de 21 órgãos do Brasil, Colômbia, Argentina, Reino Unido, Chile, Paraguai, México, Panamá, Estados Unidos e Peru.

Compõem o trabalho jurídico os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente: Gabriel Darce Pinheiro Dib, Gabriel Teixeira Santos, Afonso Henrique da Silva Mativi, Ellan Araújo Silva, Julia Ferrari Pilla, Lucas Rocha Bragato, Maria Eduarda de Toledo Pennacchi Tibiriçá Amaral, Rafaella Antonietti Mendonça e Daniel Oliveira de Barros.