Cine Arq apresenta “Meu Tio – Mon Oncle”

Laís Ernesto

24/04/2019

Vem aí o Cine Arq! A atividade promove uma sessão de cinema e um debate entre os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário.

A iniciativa ocorrerá na próxima sexta-feira (26), às 16h, na Sala de Projeção. Podem participar todos os alunos do curso. Não é preciso se inscrever.

O primeiro filme exibido será “Meu Tio – Mon Oncle”. O filme retrata a diferença entre uma sociedade que começava a se modernizar no pós-guerra, ao mesmo tempo em que mantinha costumes bastante tradicionais.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Júlia Fernandes Guimarães, o Cine Arq tem o objetivo “de fomentar discussões e debates a partir da exibição de filmes que possuem relação com a formação e atuação profissional e com a sociedade em que estão inseridos”.

A coordenadora completa ainda que “com a realização do projeto, esperamos que os estudantes sejam capazes de desenvolver competências e habilidades técnicas, comportamento socialmente responsável e raciocínio crítico e analítico”.

Mais sobre o filme
Nos dois mundos são representados no filme, do cineasta Jacques Tati, em três níveis diferentes: o habitante, sua casa e o entorno cotidiano, ou o bairro. Um dos personagens mais interessantes é uma criança, que será o elo entre esses dois mundos completamente diferentes. Ela vive no bairro da moda, em uma casa moderna e tem uma família moderna. Do outro lado está o tio da criança, Monsieur Hulot, que vive na parte antiga da cidade em uma casa antiga.