Após Trote Solidário, aluno continua com trabalho voluntário

Jorge Luis Cabral, aluno do primeiro termo do curso de Direito, desenvolveu um curso voltado aos acolhidos do Esquadrão da Vida

Paulo Sereguetti

03/05/2019

Inspirado no “Trote Solidário” que a Toledo Prudente realizou neste ano, Jorge Luis Cabral, aluno do primeiro termo do curso de Direito, desenvolveu um curso voltado aos acolhidos do Esquadrão da Vida. 
 
Luis conta que conheceu o local no dia trote e desde então quis continuar o trabalho voluntário por lá. “Eu já tinha feito isso em outros lugares e sempre tive prazer em ser voluntário. O ‘Trote Solidário’ da Toledo Prudente foi o start para essa nova empreitada”, contou. 
 
Além de estar matriculado no curso de Direito, Luis também é empresário do setor alimentício em Prudente. O curso de garçom é o que está sendo oferecido ao Esquadrão da Vida
 
“Eu vi que eles tinham potencial e além disso, essa é uma profissão que está em falta no mercado de trabalho”, disse Luis. 
 
As atividades do curso foram dividias em 3 módulos, entre conteúdos teóricos e práticos, e totalizam mais de 28 horas de duração. Todos os alunos serão certificados no término no curso com reconhecimento pela CNTur (Confedereção Nacional do Turismo) e FHORESP (Federação de Hoteis, Restaurantes, Bares e Simulares do Estado de São Paulo). 
Adriana do Amaral Cunha, assistente social do local, explica que o Esquadrão da Vida tem como objetivo a reinserção dos acolhidos no seio familiar e no mercado de trabalho, e para isso a entidade conta com cursos, palestras e parcerias. 
 
 
“Esse tipo de trabalho voluntário e o desenvolvimento de cursos contribui não apenas com a formação dos acolhidos, mas também com a autoestima deles, pois eles começam a se projetar no mercado de trabalho, se sentem ativos e capazes de aprender”, finaliza a assistente social. 
 
O Esquadrão da Vida de Presidente Prudente foi criado em 1983 e possui capacidade para 30 acolhidos, no entanto, atualmente são 21 pessoas se tratando no local. O tempo de tratamento é de no mínimo 6 meses, divididos em 3 fases, sendo que na última delas ocorre a reinserção social e familiar. A permanência é de forma voluntária, respeitando seu direito ao sigilo e com possibilidade de interrupção do tratamento a qualquer momento.
 
Serviço: O Esquadrão da Vida está aberto para outros projetos voluntários e doações. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 99753-2233.