Perícia Contábil: alunos assistem a audiências trabalhistas

Eles presenciaram nas audiências situações que vão encontrar na atuação como perito contábil

Laís Ernesto

31/05/2019

O contato com a prática, com certeza, faz toda a diferença na formação profissional. Os alunos do 5º termo do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente Centro Universitário, tiveram contato com a área de perícia contábil e assistiram a audiências públicas trabalhistas na Justiça do Trabalho de Presidente Prudente.

De acordo com o professor, Fabio Ibanhez Bertuchi, que ministra a disciplina de Perícia Contábil e Arbitragem, os alunos assistiram às audiências em horários flexíveis e a proposta vai de encontro com a vida profissional. “Eles viram nas audiências situações que vão encontrar na atuação como perito contábil. Em seguida, fizeram um relato sobre a atividade, relacionando o papel do profissional e o contexto da audiência pública”, explica Bertuchi.

Para a aluna, Aline Babora Borri, a participação nas audiências contribui com o entendimento da matéria. “Pudemos entender na prática como é a dinâmica de uma audiência trabalhista e a importância da perícia contábil, pois o juiz depende dela para proferir a sentença”, comenta a aluna.

Helaise Farias Padovan Franco, também aluna, conta que participar das audiências foi enriquecedor. “Fez diferença assistir à audiência, pois vivenciamos a necessidade da perícia em casos trabalhistas. E é cada vez mais frequente a Justiça recorrer ao perito contábil quando o juiz necessita de um laudo especializado ou para atender ao pedido de uma das partes envolvidas”, salienta.

Borri acrescenta ainda que “o contato com a prática faz toda a diferença porque proporciona um melhor entendimento do conteúdo passado em sala de aula, efetivando o aprendizado”.