Linhas de pesquisa passam por reformulação

Os novos eixos possuem linhas de pesquisa adequadas aos grupos de iniciação científica da Toledo Prudente

Laís Ernesto

12/07/2019

As linhas de pesquisa do NEPE – Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo Prudente Centro Universitário, passaram por uma reformulação.

De acordo com a coordenadora do NEPE, Ana Carolina Greco Paes, a Toledo Prudente passa a contar com 3 eixos principais de pesquisa: a) Direitos Humanos, Meio Ambiente e Relações Sociais; b) Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; c) Direito.

“Cada um desses eixos possui linhas de pesquisa, essas linhas estão adequadas aos grupos de iniciação científica da Toledo Prudente. As linhas de pesquisa são: Políticas Públicas e Inclusão; Relações Empresariais e Desenvolvimento Sustentável; Questões Sociojurídicas e Direitos Humanos; Direito Internacional Público e Privado”, explica Paes.

A coordenadora explica ainda que a iniciação científica dá ao aluno uma série de benefícios. "Entre eles, está o de uma postura investigativa, oferecer ferramentas para detectar problemas e soluciona-los. É importante que o aluno tenha disposição para se envolver com a pesquisa, o pesquisador é alguém curioso, que está atento aos problemas a sua volta, ter essa característica é um primeiro passo. Além disso, as ferramentas que a iniciação científica oferecem ajudam o aluno tanto na carreira docente e no magistério como também no exercício das profissões em geral, pois o torna apto a enfrentar problemas do dia a dia", comenta.

As linhas de pesquisa contemplam os seguintes grupos de iniciação científica:
- Políticas de atendimento à família, criança e ao adolescente – professora Juliene Aglio;
- Cidadania e Desigualdade – professor José Arthur Gonçalves;
- Desurbanos – professor Rodrigo Criado;
- Empreendedorismo – professora Daysa Andrade;
- Desenvolvimento de Materiais Sustentáveis – professor Elton dos Reis;
- Novo Processo Civil Brasileiro: garantias fundamentais e inclusão social – professor Pedro Brambilla;
- Direitos Humanos, Cosmopolitismo e Internormatividade – professor Caíque Tomaz.

Além desses grupos de iniciação científica, o NEPE também conta com vários grupos de estudo.

Se você tem interesse em fazer parte de algum grupo de iniciação científica, entre em contato com o NEPE por meio do e-mail nepe@toledoprudente.edu.br.