Direito da Toledo Prudente aprova 7 delegados no Estado de SP

São mais de 300 em todo o Brasil e nos últimos anos, o Centro Universitário aprovou delegados em todos os certames paulistas

Paulo Sereguetti

19/08/2019

A maioria dos alunos dos primeiros anos tem como matérias preferidas o Direito Penal e a Teoria Geral do Crime. Seja para investigar e desvendar grandes crimes ou pela bravura com que a profissão é retratada em filmes e novelas, ser Delegado de Polícia é uma das possibilidades de atuação que mais atraem os alunos para o curso de Direito. 
 
Com o curso de Direito de Toledo Prudente é muito mais fácil tornar esse sonho uma realidade tanto que já há uma tradição de aprovação nos concursos para delegado. São mais de 300 em todo o Brasil e nos últimos anos, o Centro Universitário aprovou delegados em todos os certames paulistas. 
 
Outra prova dessa vocação e do interesse dos antigos alunos, é que no último concurso realizado no Estado de São Paulo, sete profissionais formados aqui foram aprovados. 
 
A quantidade de concorrentes e o nível de exigência elevado das provas coloca a Toledo Prudente em destaque nacional. O coordenador do curso de Direito, professor Sérgio Tibiriçá Amaral, explica que muitas faculdades nunca aprovam nesse concurso ou aprovam um ou dois alunos, no máximo.
 
“Há muitos anos o Direito da Toledo Prudente vem conseguindo aprovar profissionais nos principais concursos do país e sempre em posições de destaque”, finaliza. 
 
Marcus Vinícius Aquoti, delegado e professor da Toledo Prudente, conta que a atividade de delegado tem muita relevância social por se alicerçar nos pilares de garantia de acesso à justiça, na garantia de Direitos e no combate ao crime. 
 
“Desde a época em que ocupava os bancos da graduação eu sempre nutri três sonhos: ser delegado, fazer um mestrado e ingressar na carreira acadêmica. Graças a Deus, consegui realizar todos ainda muito cedo”, contou Aquoti.
 
Agora na condição de quem inspira os alunos, humildemente, Marcus, ressalta que está apenas contribuindo para que as pessoas realizem seus sonhos. “É muito gratificante estimular alunos. Esses alunos são o orgulho da Toledo Prudente e dos professores do curso de Direito. Como professor, me realizo na conquista deles”, finalizou. 
 
Mas, e os aprovados? Procuramos alguns para saber qual é a sensação de ser aprovado em tão importante concurso. 
 
Carlos Henrique Gasques (Foto 1), comenta que vem se preparando para esta aprovação desde o término da faculdade. Segundo ele, o tempo foi aproveitado para leitura de lei, resolução de questão, jurisprudência e doutrina. 
 
“Terminei o curso de Direito com a meta de ser aprovado na Polícia Civil. Com a notícia da aprovação, veio o sentimento de dever cumprido, aliado a um turbilhão de sentimentos positivos”, conta Carlos.
 
Mateus Maciel Silva (Foto 2), conta que também sempre sonhou com a carreira profissional na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Para isso, ele acordava às 5h30 para estudar e estudava também após a jornada de trabalho. A jornada de trabalho se estendia aos finais de semana. 
 
“Eu sempre tive medo de acharem que foi sorte. Mas ao ver meu nome na lista, eu pensei que tive sim, muita sorte. Sorte em ter um pai que é um exemplo de honestidade, uma mãe como exemplo de fé e um irmão que que me ensinou que eu poderia conseguir tudo através dos estudos. Foi por vocês”, finalizou Mateus. 
 
Para Vanessa Breyer (Foto 3), a graduação foi repleta de dúvidas em relação a atuação, mas o cargo de Delegada despertou um desejo diferenciado. Além de lidar imediatamente com o Direito Penal, que é a grande paixão da maioria dos alunos do curso, o Delegado de Polícia é a primeira mão da justiça diante de um fato, é o primeiro contorno jurídico a ser realizado, e acima de tudo, é o Delegado de Polícia o primeiro garantidor de direitos fundamentais, tanto da vítima quanto até mesmo do investigado.  
 
“Quando o resultado foi divulgado, estava na casa da minha mãe. Foi um momento muito emocionante, difícil até de acreditar, um sonho se concretizando diante dos meus olhos ao localizar meu nome na lista de aprovados”, comentou Vanessa.
 
Vanessa comenta ainda que é uma responsabilidade muito grande representar o gênero feminino diante de uma instituição deste porte, que é a Polícia Civil. “Espero que essa representação possa servir de incentivo a mulheres que tenham o sonho de conquistar uma carreira policial, mas muitas vezes a temem, justamente por acreditarem que a polícia é uma instituição para homens, o que não é verdade. As mulheres vêm ganhando seu espaço diariamente, demonstrando suas capacidades, e não é diferente nos cargos policiais”, finalizou. 
 
Outro aprovado foi Guilherme Batalini (Foto 4). Ele conta que quando foi publicado o edital do concurso para Delegado de Polícia no Estado de São Paulo, estudou matérias especiais, como medicina legal, Direito Penal, Processual Penal e Legislação Penal Especial. Para as fases discursiva e oral, foi imprescindível a revisão do conteúdo por doutrinas de minha confiança e principalmente informativos de jurisprudência, além de muito treino de arguições orais com colegas do concurso.
 
“O concurso era para o Estado de São Paulo, um dos mais desenvolvidos Estados do país, e o meu Estado, onde nasci, cresci, e onde estão todas as pessoas que amo. Por isso, optei por me dedicar ao concurso”, disse Guilherme. 
Na quinta foto, Juliano Antunes Martins, também egresso da Toledo Prudente aprovado no concurso de Delegado.