Alunos produzirão Plano de Mobilidade para Presidente Epitácio

Ellen Santini

22/08/2019

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Toledo Prudente Centro Universitário fecharam uma parceria com a Prefeitura de Presidente Epitácio, município localizado a 90 km de Presidente Prudente.

O objetivo da parceria é a construção de um Plano de Mobilidade para o município e foi oficializada por meio de uma reunião realizada na Prefeitura de Presidente Epitácio.

Estiveram presentes a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Julia Fernandes Guimarães, alunos do curso, além do Diretor Municipal de Trânsito, Almir Vitor de Góis, o Arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Luiz Antônio Raizzaro, o encarregado de serviços da Divisão de Cadastro, Lincoln Paulo A. Silva, o secretário municipal de Economia, Planejamento e Meio Ambiente, Fábio Garcia de Oliveira e o secretário municipal de Administração, Bruno César dos Santos Ramos.

O Plano de Mobilidade Urbana tem como finalidade, definir um conjunto de ações que permitam ao município de Presidente Epitácio tratar a mobilidade urbana de modo integrado aos instrumentos de planejamento existentes, bem como articular as ações propostas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O projeto é composto por 4 fases:  Mobilização e Levantamento de Informações,  Diagnóstico e  Prognóstico,  Elaboração de Propostas e Elaboração de minuta de Lei. As atividades práticas terão início neste mês de agosto.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Julia Fernandes Guimarães, a participação dos universitários neste projeto é de extrema importância, já que eles encontram na prática, todos os problemas que discutimos de forma teórica em sala de aula. “E nesse momento, eles vão poder propor alternativas de melhorias para a mobilidade urbana da cidade em que moram”, ressalta.

Participarão da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Toledo Prudente, Lucas Medeiros, Tiffany Santos, Caio Iwamamoto, Naylla Tostes, Laís Souza, Luis Henrick de Oliveira e Alexandre Martins Nogueira Júnior, todos moradores de Presidente Epitácio.

Durante os trabalhos, os alunos receberão orientação dos professores Júlia Fernandes Guimarães, Marcos Fróis, Renan Furlan e Rodrigo Criado.