Projeto arrecadará recursos para reforma do Lar dos Meninos

Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social estão juntos com objetivo de levantar recursos financeiros para a reforma e ampliação de área de convivência no Lar dos Meninos de Prudente

Ellen Santini

17/09/2019

Por meio do projeto ‘Reencontro’, uma evolução do ‘Crowndfunding Social’, após finalização da reforma da sala de informática da Associação dos Cegos de Presidente Prudente, um novo desafio foi proposto.

Os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social estarão juntos novamente com o objetivo de levantar recursos financeiros para a reforma e ampliação de uma área de convivência para crianças e adolescentes atendidos pelo Lar dos Meninos de Presidente Prudente.

O curso de Administração será responsável pelo desenvolvimento de negócios e parcerias para o levantamento de recursos financeiros e viabilização do projeto. Já o curso de Serviço Social realizou um diagnóstico, entrevistando as famílias dos usuários para identificar reais necessidades daqueles que utilizarão o novo espaço no Lar dos Meninos.

Segundo a coordenação do projeto, a previsão de arrecadação é de R$ 35 mil para a realização total do projeto de reforma e ampliação da nova área no Lar.

Para levantamento dos recursos financeiros, a organização planeja realizar diversas ações como eventos solidários, venda de produtos e campeonatos de entretenimento.

Benefícios acadêmicos
Além da possibilidade de mudanças e transformação em um espaço coletivo e social, os benefícios acadêmicos para os alunos envolvidos são de extrema importância e reforçam a necessidade da participação dos estudantes em uma ação deste porte.

Segundo a coordenadora do curso de Administração, Cintia Evangelista (Foto 2), o projeto ‘Reencontro’ promove a multidisciplinaridade e possibilita a articulação da teoria com a prática no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e comportamentais dos alunos.  “Além disso, verificamos ainda o desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico do aluno em função da sua responsabilidade enquanto cidadão e o seu papel diante destas questões”, explica.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Aglio Parrão concorda e acrescenta que os alunos do seu curso aprenderão na prática conteúdos relacionados a gestão do terceiro setor, com pautas extremamente importantes como responsabilidade social empresarial e gestão de pessoas.

Instituição Beneficiada
Segundo a assistente social do Lar dos Meninos, Telma Aglio, a instituição atende atualmente mais de 35 crianças e adolescentes.
A profissional enfatiza que após a reforma e ampliação, o novo espaço irá proporcionar um aumento significativo de ações que possibilitam a convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes, contribuindo para a ampliação da socialização dos usuários.

“Isso porque a convivência possibilita o desenvolvimento de habilidades sociais, como a de compreender a importância do respeito nos relacionamentos, propiciando desta forma a construção de vínculos significativos entre crianças, adolescentes, família e a própria comunidade”, comenta.