Há muitos anos, a Toledo Prudente tem investido em Pesquisa como percurso de fomento do conhecimento. São centenas de participações em eventos, aprovações de artigos, publicação de livros e outros. Por conta desses investimentos, os resultados veem aumentando ao longo desses anos. O último deles foi bem expressivo para dois alunos e dois egressos do curso de Direito da Toledo Prudente. 
 
Os alunos Guilherme Tomishima e Ellen Akemy Kuroce, e o advogado formado pela Toledo Prudente, Gustavo Borges, estiveram em São Paulo para o lançamento do livro “Tribunais Internacionais e Ativismo Social”, editado pela USP  (Universidade de São Paulo) e que contém 3 artigos dos alunos e egressos da Toledo Prudente nele publicados.  Além deles, Murilo Muniz Fuzetto também participou como autor de um dos artigos. 
 
A USP mantém um grupo estudos chamado NETI (Núcleo de Estudos sobre Tribunais Internacionais) e esse grupo pro promove anualmente o Simpósio Brasileiro sobre Cortes e Tribunais Internacionais, evento acadêmico que almeja promover debates capacitados e estimular a produção acadêmica qualificada no tema de estudo do Núcleo. 
 
O evento ocorre, geralmente, no segundo semestre de cada ano, e nesse ano contou com a participação dos estudantes da Toledo Prudente. Além deles, o evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e entusiastas, contando também com a presença de convidados estrangeiros. 
 
Confira os artigos dos alunos da Toledo Prudente que compõem a obra
 
WHEN THE LEVEE BREAKS: PRELIMINARY REMARKS ON ACTIVISM AND LEGITIMACY IN THE INTER-AMERICAN HUMAN RIGHTS SYSTEM PRECAUTIONARY MEASURES REFORM
Gustavo Martinez Borges; Henrique Jerônimo Bezerra Marcos
 
OS DIREITOS HUMANOS E O ATIVISMO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇAO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS À LUZ DO CASO VLADIMIR HERZOG
Murilo Muniz Fuzetto; Guilherme de Oliveira Tomishima
 
DO RECONHECIMENTO DAS OBRIGAÇÕES EM MATÉRIAS AMBIENTAIS COMO OBRIGAÇÕES ERGA OMNES
Ellen Akemy Kuroce, Sibele Walkiria Lopes