Caio Toledo chega a Prudente com cinturão do MMA

Atleta ganhou a competição Battlefield Fight League (BFL) e chegou à cidade natal nesta sexta (24) para matar a saudade dos familiares e amigos.

Mariane Peres

24/01/2020

Do interior para o mundo. O atleta, Caio Toledo Pennachhi Cardoso Machado, de 25 anos, de Presidente Prudente, se destacou em mais uma competição de MMA (Artes Marciais Mistas) no Canadá, na Battlefield Fight League (BFL), e agora, o cinturão de ouro é seu acompanhante. Ele chegou nesta sexta-feira (24) à cidade natal para matar a saudade dos familiares e amigos. 
 
Ele nasceu no Oeste Paulista e desde os 10 anos já se sentia atraído por lutas marciais. Aos 18 anos entrou para a Toledo Prudente Centro Universitário, onde cursou Direito. Ele também fez parte da União Atleticana Toledo (UAT). Porém, o amor pelos tatames falou mais alto e Caio decidiu sair do país para tentar a carreira. 
 
“Eu fui para o Canadá, onde pude me conhecer melhor. Lá, eu passei a ter mais oportunidades para competições do MMA. O primeiro dia quando eu entrei no octógono e que a grade se fechou, na hora eu pensei: ‘é o que eu vou fazer pelo resto da minha vida’. E tem sido assim desde então”, contou. 
 

A adaptação no novo país foi um dos obstáculos que o lutador enfrentou, mas com muita determinação conseguiu vencer essa luta fora dos tatames. “No começo, a rotina foi complicada até eu conseguir me estabilizar, com um emprego e academia. Depois que eu passei a dedicar mais o meu tempo aos treinos, foram aparecendo oportunidades. Na época, consegui concluir o curso de design gráfico”, explicou. 
 
Atualmente, segundo o atleta, ele vive das artes marciais. Dá aulas para crianças em academia e mantém os treinos para as competições. “Isso para mim é gratificante, pois eu vivo o meu sonho e é isso o que me faz feliz. Uma das minhas turmas são de alunos de 5 a 10 anos e cada dia é um aprendizado novo”, explicou Caio. 
 
Já são cinco anos vivendo em outro país e mesmo com o coração batendo mais forte pelo Brasil, o atleta ainda não pensa em voltar até consolidar a sua carreira de lutador profissional.
 

“O nosso país é maravilhoso, com um clima sem igual. Mas hoje eu vejo que para buscar meus objetivos e chegar onde eu pretendo, no Canadá há mais chances e oportunidades. A saudade é muito grande, principalmente da minha família, mas como eu sei que todos eles me apoiam, eu vou continuar até sentir no meu coração que é a hora de voltar”, declarou. 
 
Mesmo um cinturão de ouro nas mãos, esse é só o começo de uma luta por vitórias. “O meu maior sonho e objetivo é chegar ao UFC [Ultimate Fighting Championship]. Cada luta e todo o trabalho que tenho feito é com o intuito de estar no UFC. Agora, eu estou junto com uma equipe, exatamente, para profissionalizar ainda mais o meu trabalho e conseguir uma melhor divulgação. Eu sei da minha capacidade e por isso acredito que uma hora chegarei lá”, declarou confiante.