A Empresa Júnior Toledo – EJT realiza pesquisas de mercado desde 1994. Os dados coletados são analisados sob uma perspectiva econômica e comportamental, cuja síntese é publicada quinzenalmente na imprensa local e no site das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente.

A partir desse Know-How e da percepção da necessidade de um índice de preços ao consumidor que refletisse a realidade local, foi criado, após um estudo de três anos, o Índice de Preços Toledo – IPT.

O IPT mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza da cidade de Presidente Prudente – SP.

 O IPT é parte de um projeto maior, que visa criar um índice de inflação local, que considere todos os grupos de consumo da população prudentina. Esses grupos (serviços, transportes, saúde, construção civil, etc) serão inseridos gradativamente na pesquisa em períodos futuros.

Atualmente, o IPT é utilizado como referência pela comunidade local, por órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado e Prefeituras (embasamento de licitações), pelo Poder Judiciário (fixação de pensões alimentícias) e por investidores que buscam informações sobre o custo de vida na cidade de Presidente Prudente.