A autoavaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

• à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A autoavaliação Institucional divide-­se em duas modalidades: avaliação externa e interna.

Avaliação externa

A avaliação externa é realizada pelo MEC e contempla os atos autorizativos institucionais (credenciamento e recredenciamento) e de curso (autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento), bem como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.

Os resultados das avaliações realizadas pelos conselhos profissionais: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC) também são considerados para os necessários redirecionamentos nos projetos pedagógicos dos cursos.

Avaliação interna

A avaliação interna é realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA e considera os resultados da Avaliação Institucional, realizada semestralmente, articulada com as demandas da Ouvidoria (link).

Avaliação Institucional

A Toledo Prudente tem um Programa de Avaliação Institucional estruturado, desde 1990. É parte essencial do processo educativo e, por sua natureza social dinâmica, sofreu ajustamentos, aprimoramentos e enriquecimentos, no decorrer desses anos, tanto em relação aos setores avaliados como às óticas de análise. O Programa de Avaliação Institucional abrange as dimensões relativas à organização didático-pedagógica, docentes, serviços oferecidos, bem como infraestrutura física e tecnológica.

Quem responde a avaliação institucional?

Todos os alunos, professores e coordenadores de curso da Toledo Prudente.

Quem é avaliado?

Instituição, Cursos, Coordenadores de Curso, Professores, serviços e infraestrutura.

Quando?

Semestralmente

Como participar?

Por meio do Toledo Portal Universitário

Como são divulgados os resultados?

As divulgações são as mais amplas possíveis com o objetivo de publicizar os resultados de melhoria propostos nas avaliações realizadas: Site, Portal, mídias sociais, mídias internas (intranet, murais, banheiros, sala de aula, espaços da IES, entre outros).

Os resultados dos docentes são divulgados aos interessados e respectivos gestores. O coordenador de curso recebe os resultados de seu curso e dos seus professores. Os gestores recebem os resultados da avaliação de serviços conforme seu setor. As Pró-Reitorias Acadêmica, Administrativa e Financeira recebem os resultados pertinentes às suas respectivas pró-reitorias e a Reitoria recebe todos os resultados da IES.

A divulgação dos resultados segue a mesma lógica, ou seja, os resultados são divulgados ao setor pertinente, guardando-se o sigilo e a ética.