O Sistema Educacional Brasileiro prevê duas formas de ingresso em cursos de Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu.

A Pós- Graduação Stricto Sensu  conhecida também por mestrado e doutorado é destinado àqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica, ser pesquisador e/ou docente. Para a conclusão do curso de mestrado e doutorado é necessário o desenvolvimento de dissertação e tese, respectivamente.  Títulos concedidos: Mestre e Doutor.

A Pós- Graduação Lato Sensu  conhecida também por Especialização ou MBA é destinada àqueles que pretendem aprimorar-se profissionalmente em uma determinada área para atuação no mercado de trabalho. O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser a monografia ou outra atividade técnico –científica, desde que axigido no projeto pedagógico do curso. Título concedido: Especialista.

A legislação que regulamenta os cursos de Pós-Graduação no Brasil é a Resolução nº 1, de 08 de junho de 2007, do Conselho Nacional da Educação, da Câmara de Educação ( clique aqui e tenha acesso a legislação na integra ).

Todos os cursos da Toledo são reconhecidos pelo MEC e o título de Especialista tem validade Nacional.

O Centro de Pós Graduação da Toledo  tem foco no mercado de trabalho e oferece apenas os cursos de Pós Graduação Lato Sensu, Especialização e MBAs, sendo eles nas áreas de Direito, Negócios e Serviço Social.