A Toledo Prudente participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As bolsas de iniciação científica oriundas do programa são destinadas a alunos de graduação e compreendem mensalidade conforme tabela em vigência do CNPq.

Requisitos do aluno
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação.
- Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.
- Ser selecionado e indicado pelo orientador.
- Apresentar no seminário anual sua produção científica, sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis.
- Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq.
- Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou bolsas de outras instituições.
- Devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

Como se inscrever
Documentos necessários para se inscrever:
- Histórico Escolar;
- Impressão da primeira página do Currículo Lattes;
- Cópia dos documentos comprobatórios da produção científica registrada no Lattes;
- Projeto de pesquisa (entre 5 e 10 páginas, excluindo-se a capa), contendo: introdução, justificativa, objetivos, cronograma, metodologia e bibliografia. Apresentar em formulário próprio disponível nos anexos abaixo.

Processo de Seleção
A seleção do bolsista será feita por meio de análise de projeto de pesquisa e análise do histórico escolar e acadêmico do candidato. Os projetos são analisados, inicialmente, por um Comitê Institucional. Depois, os projetos e currículos dos bolsistas selecionados são avaliados por um Comitê Externo, cuja decisão é irrecorrível. A seleção e avaliação dos projetos PIBIC é feita por dois comitês, um institucional e um externo.

Comitê Institucional
O Comitê Institucional do PIBIC é composto por:
Prof.ª Ms. Carla Roberta Ferreira Destro
Prof. Dr. Sergio Tibiriçá Amaral

Coordenadora Institucional

Prof.ª Ms. Carla Roberta Ferreira Destro

Histórico do PIBIC na Toledo Prudente

A Toledo Prudente está vinculada ao PIBIC/CNPq desde agosto de 2011, tendo sido contemplada com quotas institucionais nas seguintes chamadas: 2011-2012; 2012-2013; 2013-2014; 2014-2016; 2016-2018, 2018-2020 e, atualmente, 2022-2024.