imagem  imagem  imagem

 

  imagem  imagem

imagem

 

 

CURSOS

Q.: De quais cursos de extensão e/ou treinamentos posso participar?

R.: O aluno poderá participar de cursos de extensão e /ou treinamento presencial ou a distância (virtual), cujos temas sejam pertinentes ao seu curso.

 

Q.: Quais cursos presenciais posso fazer?

R.: Qualquer curso, desde que o tema seja pertinente ao seu curso de graduação.

Para os alunos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Sistemas de Informação e Serviço Social: que realizaram cursos com carga horária de até 100 horas, será computada a carga horária descrita no certificado, desde que não seja simultânea ao horário da aula, na qual o aluno esteve presente. Para os cursos com carga horária acima de 100 horas, não será computado o excedente de horas; por exemplo, certificados com carga horária total de 102 horas serão computadas 100 horas.

Para os alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção: que realizaram cursos com carga horária de até 50 horas, será computada a carga horária descrita no certificado, desde que não seja simultânea ao horário da aula, na qual o aluno esteve presente. Para os cursos com carga horária acima de 50 horas, não será computado o excedente de horas; por exemplo, certificados com carga horária total de 60 horas serão computadas 50 horas.

Para os alunos de Gestão Financeira e Marketing: que realizaram cursos de até 40 horas, será computada a carga horária total descrita no certificado, desde que não seja simultânea ao horário da aula, na qual o aluno esteve presente. Para os cursos com carga horária acima de 40 horas, não será computado o excedente de horas; por exemplo, certificados com carga horária total de 45 horas serão computadas 40 horas.

 

Q.: O curso promovido pelo Centro de Formação de Condutores (Habilitação de veículos automotores) será aceito?

R.: Sim, para os alunos do curso de Direito será atribuída a carga horária relativa ao módulo “Legislação de Trânsito”. Para os demais cursos será atribuída a carga horária relativa ao módulo “Meio Ambiente e Cidadania”. Para comprovação, os alunos deverão apresentar o Certificado de Habilitação, contendo no versus o módulo “Legislação de Trânsito” ou “Meio Ambiente e Cidadania”, com nota e carga horária cumprida pelo aluno, desde que realizado durante a graduação.

 

Q.: Quais Cursos on-line posso fazer?

 R.: Qualquer curso, cujo tema seja pertinente ao curso de graduação, serão computadas até 5 horas por certificado, independente da carga horária específica registrada, isto significa que, por exemplo: (1) se o curso tiver 30 horas de carga horária será computada em Atividades Complementares, apenas, 5 horas; (2) se o curso tiver menos de 5 horas, será computada a carga horária do certificado, totalizando por dia, no máximo 10 horas. A data de referência é a da realização da atividade e não o da expedição do certificado.

  

 

ESTÁGIO


Q.: Que tipo de estágio pode ser computado como atividade complementar?

R.: O estágio não obrigatório, supervisionado pelo Toledo Carreiras. Antes de realizar este tipo de estágio entre em contato com o departamento Toledo Carreiras. 

Acesse o portal do Toledo Carreiras

 

Q.: Onde posso fazer estágio não obrigatório?

R.: Em entidade pública ou privada conveniada com a Toledo Prudente Centro Universitário, por exemplo, escritórios, bancos, empresas.

 

Q.: Sou aluno do curso de Direito e estagiário concursado em órgão público, como podem ser contabilizadas essas horas?

R.: O aluno deve apresentar uma declaração ou cópia da nomeação publicada no Diário Oficial da União.

 

Q.: O estágio obrigatório excedente pode ser contado?

R.: Não, a carga horária excedente, não poderá ser contabilizada.

 

Q.: Qualquer um pode fazer o estágio voluntário para contar horas em Atividades Complementares?

R.: Não, somente os alunos do curso de Direito, devendo apresentar declaração em papel timbrado, com período de realização do estágio e carga horária total. Poderá ser realizado junto ao Poder Judiciário, Promotoria, PGE, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia e OAB. O estágio voluntário entra na categoria “Atividades extraclasses”.

Modelo de Declaração de Estágio Voluntário

  

 

JÚRI


Q.: Como participar de Sessão Periódica do Tribunal do Júri?

R.: Preencha o formulário em anexo, dirija-se a qualquer comarca e participe.

  

 

PRODUÇÃO INTELECTUAL


Q.: O que é produção intelectual?

R.: É a produção de um trabalho ou artigo científico.

 

Q.: Onde posso apresentar trabalho e/ou publicar artigos?

R.: A apresentação e publicação de trabalhos podem ser realizadas em Congressos, Encontros, Simpósios da IES ou de outras instituições.

 

Q.: Posso publicar dois artigos em um único evento ou revista e/ou jornal?

R.: Sim.

 

   

OUTROS


Atividades extraclasses.

Q.: Quais atividades são consideradas extraclasses?

R.: Aulas Extras, Júri Simulado, Jornada Acadêmica de Cinema, Apoio Acadêmico (Suporte Marketing, Processo Seletivo, etc.), Atividades Culturais, Visitas Monitoradas, participação como monitor em Atividades de Monitoria promovidas pela IES. Atividades Práticas (estágio voluntário), somente, para os alunos do curso de Direito.

 

Grupos de Estudo ou Pesquisa.

Q.: Como posso participar de Grupos de Estudo ou Pesquisa?

R.: Acesse o link para realizar sua inscrição.

 

Monografia.

Q.: Posso comparecer em qualquer defesa?

R.: Não, o comparecimento em defesa de Monografia será aceito desde que seja promovido pela IES; Se o horário da defesa coincidir com o horário de aula, o aluno deverá ter ausência na aula para poder contar as horas em Atividades Complementares.

Confira aqui a agenda de defesas de Monografias/TCs

 

Eventos científicos e culturais

Q.: Quais eventos são considerados científicos e culturais?

R.: São eles: Seminários, Palestras, Debates, Simpósios, Encontros, Congressos. O aluno deve comprovar sua presença mediante documentos/certificados com carga horária correspondente.

 

Curso instrumental (língua estrangeira ou informática).

Q.: Qualquer curso de idiomas e informática será aceito?

R.: Sim, qualquer curso de idioma (inglês, espanhol, italiano, francês etc.) ou de informática, desde que na categoria presencial, realizado em escola. O aluno deverá apresentar declaração com período de realização do curso e carga horária. Modelo de Declaração

 

Eventos esportivos.

Q.: Posso participar de qualquer evento esportivo, de qualquer categoria (Judô, natação, futebol, basquete etc.)?

R.: Sim, desde que como representante da instituição e decorrentes de sua condição de aluno da IES.

 

Representação estudantil.

Q.: Quais participações como representante estudantil contam horas em Atividades Complementares?

R.: A representação estudantil junto ao Diretório Acadêmico, Órgão Colegiado, Ouvidoria, mediante convocação da Direção ou Coordenadoria da IES, poderão contar a carga horária total.

 

Projetos de Extensão e/ou Comunitários

Q.: De quais Projetos de extensão e/ou Comunitários posso participar?

R.: O aluno pode participar de qualquer projeto desde que seja supervisionado pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários – CEAC ou Empresa Júnior Toledo da IES, como por exemplo, Mutirão do Lixo Eletrônico.