Metodologias ativas são centradas no aluno, colocando-o no papel de solucionador de problemas, e norteiam-se por processos interativos de conhecimento, envolvendo experiências reais ou simuladas, trabalho em equipe e mediação do aprendizado com tecnologia. Na Toledo, as metodologias em aplicação são: Problem Based Learning (PBL), Project Based Learning (PrjBL)/Game Based Learning (GBL), Peer Instruction e Team Based Learning. Conheça mais sobre as metodologias ativas na Toledo.

Metodologias ativas aplicadas na Toledo Prudente:

Problem Based Learning (PBL)
O Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas é um método de aprendizagem centrado no aluno e que tem o problema como elemento motivador do estudo e de integração do conhecimento.

imagem
No PBL, alunos discutem problemas e casos do mundo real visando a aquisição de conteúdos e habilidades

Project Based Learning (PrjBL) e Game Based Learning (GBL)
O Project Based Learning ou Aprendizagem baseada em Projetos consiste no aprendizado focado na construção de projetos interdisciplinares e em equipes. Os alunos vivenciam todas as etapas do projeto, tomando decisões, como em uma situação real, visando solucionar um problema. Os projetos tecnológicos desenvolvidos podem resultar em competições entre os alunos, tendo o Game Based Learning (Aprendizagem baseada em Jogos) como estratégia de aprendizagem.

APP Game - clique aqui para conferir este projeto.

Robô Game - clique aqui para conferir este projeto.

Team-based Learning (TBL)
O Team-based Learning é uma metodologia focada no aprendizado colaborativo. Ou seja, o aluno aprende em equipe. Nesta modalidade de ensino, o professor é um gestor das equipes, favorecendo um processo de aprendizagem em que o aluno desenvolva habilidades e competências para trabalhar com problemas concretos e significativos.

imagem
No Team Based Learning, alunos aprendem em grupos e resolvem testes de aprendizado usando instrumentos de aferição imediata (raspadinhas)

Peer Instruction (PI)
O Peer Instruction ou Aprendizado por Pares é um método interativo de aprendizagem. No lugar da aula expositiva tradicional, o professor faz breves exposições e imediatamente aplica testes conceituais, utilizando dispositivos tecnológicos que permitem aferir imediatamente a porcentagem de aprendizado da sala. Caso a sala não atinja o mínimo de 80% de aprendizagem, os estudantes são estimulados a discutir o tema entre si, em busca da compreensão do conceito. Previamente à aula, o estudante realiza tarefas como leitura de textos e exercícios conceituais.
imagem
Por meio de dispositivos tecnológicos, professor obtém feedback imediato da aprendizagem dos alunos com o Peer Instruction