A temática de Direitos Humanos sempre recebeu destaque na Toledo Prudente, influenciando o desenvolvimento de atividades no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão da instituição. O objetivo da Toledo Prudente é a formação humanista de seus alunos. Há a preocupação de inserção na sociedade de um cidadão completo, excelente profissional, mas também um agente transformador, ciente de seus direitos e deveres.

 

- No ensino: Os Direitos Humanos, incluída as questões ambientais e étnico-raciais, são tratados de forma transversal e interdisciplinar nos componentes curriculares dos cursos da Toledo Prudente. Busca-se, além de fornecer conhecimento sobre o assunto, conscientizar para o respeito e a promoção desses direitos.

 

- Na pesquisa: Durante toda a formação acadêmica, os alunos são orientados e estimulados a estudar e pesquisar assuntos relevantes e atuais envolvendo a temática de Direitos Humanos. A instituição disponibiliza grupos de iniciação científica e grupos de estudos voltados ao tema, resultando em produção de monografias e artigos científicos, publicados em revistas e eventos científicos, como o ETIC – Encontro Toledo de Iniciação Científica, realizado todos os anos.

 

- Na extensão: A Toledo Prudente tem como missão a formação de alunos críticos e conscientes, preocupados com a sociedade onde vivem. O objetivo da extensão, por meio de várias atividades oferecidas (projetos, jornadas de cinema, debates, palestras, cursos e ações comunitárias), é oferecer conhecimento e colocar o aluno em contato com a sociedade. O diálogo possibilita ao aluno integrar seu saber ao da comunidade, possibilitando o enriquecimento de ambas as partes; as experiências vividas lhe permitirão alterar sua forma de analisar a questão em debate. Já a comunidade será contemplada com o conhecimento cultivado no ambiente acadêmico. São exemplos de projetos de extensão desenvolvidos pela instituição: E-Lixo, Concretizando Direitos, Coleta de Preços e Índice de Preços Toledo, Apoio ao CREAS e ao Cadastro Único (Bolsa Família) e Planos de Mobilidade Urbana. 

 

- Na gestão: A gestão institucional baseia-se no respeito aos Direitos Humanos, adotando procedimentos democráticos e participativos na tomada de decisões. Há transparência e publicidade dos atos praticados, permitindo a manifestação dos interessados. Além disso, possui procedimento administrativo próprio para analisar e coibir atos discriminatórios ou atentatórios aos Direitos Humanos no ambiente acadêmico. 

 

 Clique aqui para informações 2016

 Clique aqui para informações 2017

Clique aqui para informações 2018

Clique aqui para informações 2019