Década de 60: primeiros passos...

imagem

Madrugada de 02 de março de 1961.  Desembarcam na estação ferroviária de Presidente Prudente - SP, Dr. Antonio Eufrásio de Toledo e Milton Pennacchi. O primeiro é o Semeador de Escolas, o Bandeirante do Ensino, que introduziu, de forma pioneira, o ensino superior no interior do Estado de São Paulo.  O jovem que acompanha Dr. Toledo é seu genro, aquele a quem escolheu para ser seu braço direito em mais  uma etapa de sua missão:  instalar, na capital da Alta Sorocabana, outra unidade  da Instituição Toledo de Ensino.

- 13 de maio de 1961: é autorizado o funcionamento do Curso de  Direito.

- 29 de maio de 1961: a aula inaugural é um momento de grande emoção; finalmente a faculdade deixou de ser um sonho distante para milhares de jovens de toda a região.

Décadas de 70 e 80: novos cursos

Os Cursos de Administração (1970), Ciências Contábeis (1970), Serviço Social (1985) e Ciências Econômicas (1986) vêm se somar ao de Direito.

Novos cursos, novos professores, novos alunos: se os códigos são indispensáveis para o pessoal do Direito, as calculadoras são essenciais para os futuros administradores, contadores e economistas, que passam a conviver, também, com uma galera irrequieta e questionadora: os alunos do Serviço Social.


Década de 90: pós-graduação

O conceito de educação continuada é incorporado e a necessidade de atualização e aprimoramento dos conhecimentos alavanca os cursos de pós-graduação. A Toledo Prudente retoma esse segmento, iniciado de forma pioneira em 1986, com o Curso de Administração Financeira e Contábil.

Direito, Negócios e Serviço Social são as áreas dos cursos oferecidos e, mais uma vez, um novo movimento é percebido nos corredores da Toledo Prudente: profissionais sisudos tornam-se, novamente, alunos, com direito a tudo que os alunos fazem!

Anos 2000 e seguintes: mudanças, renovação e expansão

Fevereiro de 2000: a ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOLEDO, por meio da Portaria 197/2000/MEC,  sucede a Instituição Toledo de Ensino na mantença da Toledo Prudente.

Maio de 2001: a denominação da institucição passa a ser FACULDADES INTEGRADAS "ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO" DE PRESIDENTE PRUDENTE, homologada por meio da Portaria/MEC 1.029, de 17/05/2001.

Julho de 2014: CENTRO UNIVERSITÁRIO "ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO" DE PRESIDENTE PRUDENTE - TOLEDO PRUDENTE, essa é nova denominação da Toledo Prudente, homologada por meio da Portaria/MEC 634, de 22/07/2014.

A ampliação dos cursos de pós-graduação e a oferta de novos cursos de graduação marca a primeira década desse novo milênio. Sistemas de Informação (2009), Gestão Financeira (2010) e Marketing (2011), Arquitetura e Urbanismo (2014), Engenharia de Produção (2014) e Engenharia Civil (2014), vieram se somar aos demais e já formaram os novos bacharéis e tecnólogos da Toledo Prudente.

Hoje, a Toledo Prudente contabiliza mais de 15 mil profissionais formados, muitos deles desembargadores, juízes, promotores públicos, advogados, procuradores do estado, delegados de polícia, economistas, administradores, contadores e assistentes sociais, com destaque nas áreas pública e privada.

Os números acima passam a ter um maior significado, se considerados como parte do Resultado Toledo: Selo OAB Recomenda (6ª vez consecutiva); Conceitos A no Exame Nacional de Cursos (Provão), Conceitos Máximos nas Avaliações de Cursos realizadas pelo MEC; Conceito 5 (máximo) no ENADE/2007/2017  e Conceito 4 (máximo de 5) no Índice Geral de Cursos do MEC – IGC (2008/2017).

Em 2014 e 2015, a instituição foi apontada como o melhor centro universitário do Brasil (IGC/MEC 2013/2014).

O Centro Universitário, que sempre teve o espírito inovador e acompanha as tendências do mercado de trabalho, apostou no ensinar e aprender nessas novas frentes: tecnologia, inovação e empreendedorismo. Com isso surgiram as Trilhas TIE e o Espaço Maker.

Com mais conquistas em 2019
, a instituição recebeu o credenciamento para a oferta da modalidade da educação a distância, com nota máxima e passou a oferecer os cursos de Pedagogia EAD, Administração EAD, Ciências Contábeis EAD, Gestão Financeira EAD, Gestão Comercial EAD, Gestão de Recursos Humanos EAD, Processos Gerenciais EAD e Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD.

Além deles, o Centro Universitário também passou a oferecer os cursos de graduação em Fisioterapia, Educação Física, Gastronomia, Estética e Cosmética, Engenharia Mecânica, Design de Interiores, Marketing e Publicidade e Nutrição.

O ano de 2021 foi marcado por mais expansão. A Toledo Prudente iniciou uma parceria com a Unisuam, instituição do Rio de Janeiro, para a oferta do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local. O NEAD (Núcleo de Educação a Distância) passou a oferecer mais curso: Ciência de Dados EAD, Empreendedorismo e Novos Negócios EAD, Gestão de Negócios Imobiliários EAD, Gestão de Serviços da Saúde EAD, Gestão Pública EAD e Logística EAD. A pós-graduação também passou a oferecer cursos na modalidade EAD, são eles: Direito Civil e Processo Civil EAD e Direito Penal e Processo Penal EAD.

Reconhecida como uma instituição de valor, pela oferta e preocupação com o ensino de qualidade e da formação de profissionais qualificados, o Centro Universitário é marcado também por muitas conquistas.

O fato é percebido pelos resultados em avaliações do MEC. O último, divulgado em abril de 2021, mostra que o a instituição se mantém entre as melhores do país. Outros resultados comprovam a preocupação da formação efetiva dos profissionais de todas as áreas ofertadas. Entre eles estão todos os seis Selos OAB Recomenda, a alta taxa de aprovação em concursos e no Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o alto índice de aprovações em concursos públicos e a inserção dos egressos no mercado de trabalho. O curso de Ciência Contábeis também obtém Nota Máxima no MEC, assim como os demais cursos que a Toledo Prudente se propõe a oferecer.

A Toledo Prudente também têm investigo em competições acadêmica e empreendedoras. Dessa forma, alunos podem praticar os conteúdos apresentados em sala e ao mesmo tempo realizar network e desenvolver habilidades e competências. Já tivemos equipes nos Estados Unidos, Colômbia, México, Alemanha e muitos outros países. A Toledo Prudente acredita e fortalece a mobilidade dos seus alunos, para que eles sejam protagonistas de suas histórias ao mesmo tempo que segue trabalhando e acolhendo os mais diversos sonhos.

Desde 1961, com o compromisso assumido por todos que contribuem para a oferta de um ensino de qualidade e fazem parte da instituição, o Centro Universitário compartilha o ideal plantado por Doutor Antônio Eufrásio de Toledo e concretizado por Milton e Marlene Pennacchi.

Em muitas partes do Brasil e do mundo, sempre haverá alguém que tenha boas histórias para contar da Toledo Prudente.

O Resultado Toledo Prudente, por sua vez, somente se torna possível a partir do Compromisso Toledo Prudente, assumido por todos aqueles que contribuem para um ensino de qualidade e fazem, da nossa instituição referência na educação, compartilhando assim, do ideal plantado pelo Dr. Antônio Eufrásio de Toledo e concretizado por Milton e Marlene Pennacchi.


imagem