Década de 60: primeiros passos...
Madrugada de 02 de março de 1961. Desembarcam na estação ferroviária de Presidente Prudente - SP, Dr. Antonio Eufrásio de Toledo e Milton Pennacchi. O primeiro é o Semeador de Escolas, o Bandeirante do Ensino, que introduziu, de forma pioneira, o ensino superior no interior do Estado de São Paulo. O jovem que acompanha Dr. Toledo é seu genro, aquele a quem escolheu para ser seu braço direito em mais uma etapa de sua missão: instalar, na capital da Alta Sorocabana, outra unidade da Instituição Toledo de Ensino.
- 13 de maio de 1961: é autorizado o funcionamento do Curso de Direito.
- 29 de maio de 1961: a aula inaugural é um momento de grande emoção; finalmente a faculdade deixou de ser um sonho distante para milhares de jovens de toda a região.
Décadas de 70 e 80: novos cursos
Os Cursos de Administração (1970), Ciências Contábeis (1970), Serviço Social (1985) e Ciências Econômicas (1986) vêm se somar ao de Direito.
Novos cursos, novos professores, novos alunos: se os códigos são indispensáveis para o pessoal do Direito, as calculadoras são essenciais para os futuros administradores, contadores e economistas, que passam a conviver, também, com uma galera irrequieta e questionadora: os alunos do Serviço Social.
Década de 90: pós-graduação
O conceito de educação continuada é incorporado e a necessidade de atualização e aprimoramento dos conhecimentos alavanca os cursos de pós-graduação. A Toledo Prudente retoma esse segmento, iniciado de forma pioneira em 1986, com o Curso de Administração Financeira e Contábil.
Direito, Negócios e Serviço Social são as áreas dos cursos oferecidos e, mais uma vez, um novo movimento é percebido nos corredores da Toledo Prudente: profissionais sisudos tornam-se, novamente, alunos, com direito a tudo que os alunos fazem!
Anos 2000 e seguintes: mudanças, renovação e expansão
Fevereiro de 2000: a ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOLEDO, por meio da Portaria 197/2000/MEC, sucede a Instituição Toledo de Ensino na mantença da Toledo Prudente.
Maio de 2001: a denominação da institucição passa a ser FACULDADES INTEGRADAS "ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO" DE PRESIDENTE PRUDENTE, homologada por meio da Portaria/MEC 1.029, de 17/05/2001.
Julho de 2014: CENTRO UNIVERSITÁRIO "ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO" DE PRESIDENTE PRUDENTE - TOLEDO PRUDENTE, essa é nova denominação da Toledo Prudente, homologada por meio da Portaria/MEC 634, de 22/07/2014.
A ampliação dos cursos de pós-graduação e a oferta de novos cursos de graduação marca a primeira década desse novo milênio. Sistemas de Informação (2009), Gestão Financeira (2010) e Marketing (2011), Arquitetura e Urbanismo (2014), Engenharia de Produção (2014) e Engenharia Civil (2014), vieram se somar aos demais e já formaram os novos bacharéis e tecnólogos da Toledo Prudente.
Hoje, a Toledo Prudente contabiliza mais de 15 mil profissionais formados, muitos deles desembargadores, juízes, promotores públicos, advogados, procuradores do estado, delegados de polícia, economistas, administradores, contadores e assistentes sociais, com destaque nas áreas pública e privada.
Os números acima passam a ter um maior significado, se considerados como parte do Resultado Toledo: Selo OAB Recomenda (6ª vez consecutiva); Conceitos A no Exame Nacional de Cursos (Provão), Conceitos Máximos nas Avaliações de Cursos realizadas pelo MEC; Conceito 5 (máximo) no ENADE/2007/2017 e Conceito 4 (máximo de 5) no Índice Geral de Cursos do MEC – IGC (2008/2017).
Em 2014 e 2015, a instituição foi apontada como o melhor centro universitário do Brasil (IGC/MEC 2013/2014)
O Resultado Toledo, por sua vez, somente se torna possível a partir do Compromisso Toledo, assumido por todos aqueles que contribuem para um ensino de qualidade e fazem, da nossa instituição referência na educação, compartilhando assim, do ideal plantado pelo Dr. Antônio Eufrásio de Toledo e concretizado por Milton e Marlene Pennacchi