A Toledo Prudente participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente), mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
 
O programa tem como objetivo contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, formando recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País e capazes de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
 
Requisitos do aluno
 
- Estar regularmente matriculado em curso técnico e superior.
- Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades do seu curso, de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
- Ser selecionado e indicado pelo orientador.
- Apresentar no seminário anual sua produção tecnológica, sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis.
- Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq.
- Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou bolsas de outras instituições.
- Devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
 
Como participar
 
A seleção do PIBITI acontece por meio de edital, anualmente. Em março é lançado o edital para implementação de bolsas para o período de agosto a julho do ano subsequente. A seleção é realizada por um Comitê Institucional e por um Comitê Externo.
 
Comitê Institucional
 
O Comitê Institucional do PIBITI é composto por:
Profa. Ana Carolina Greco Paes
Profa. Dra. Marcela Correia Tinti
 
Comitê Externo
 
O Comitê Externo é integrado por professores bolsistas de Produtividade do CNPq convidados anualmente para o processo de avaliação do PIBITI. 
 
Coordenadora Institucional
 
Profa. Ana Carolina Greco Paes
 
Histórico PIBITI na instituição
 
A instituição foi contemplada em chamada do CNPq para o biênio 2018-2020.