imagem

O Acolhimento (Agir com atenção e empatia nas relações para que todos se sintam pertencentes e respeitados) é um dos principais valores da Toledo Prudente, fortemente reconhecido pela comunidade.

E, levando isso em conta, bem como o Plano Nacional de Educação e entendendo Direitos Humanos o conjunto de direitos, nacional e internacionalmente reconhecidos, fundamentados na igualdade e na dignidade da pessoa humana, que devem ser assegurados, efetivados e usufruídos sem qualquer forma de discriminação, foi instituída uma Política de Direitos Humanos.

A intenção é, a partir dela, viabilizar ações que zelem pela implementação dos Direitos Humanos no ambiente acadêmico e nas relações interpessoais, dando atenção especial à Educação Ambiental, à Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena e à Inclusão e Acessibilidade.

Para isso, sob a orientação da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico, a política objetiva:

- Promover ações que contribuam com a política educacional nacional em Direitos Humanos;

- Estimular políticas educacionais transversais de Direitos Humanos;

- Promover formação da comunidade acadêmica relacionada à temática dos Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Autismo;

- Incentivar campanhas de responsabilidade social e ações de conscientização e sensibilização;

- Estimular processos democráticos e participativos no ambiente educacional e

- Tratar as possíveis situações de violação de Direitos Humanos apurando os fatos de forma transparente e equitativa.

Os direitos humanos pertencem a todos, e, conscientes da nossa missão, contribuiremos para uma sociedade colaborativa e justa!

Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe: ndh@toledoprudente.edu.br