X

5 Anos

Noturno

50 vagas

Por:
R$ 1495,00


Sobre o curso

A globalização e o atual cenário mundial da economia colocam todas as empresas em um ambiente altamente competitivo e, muitas vezes em situação de igualdade perante seus clientes. É cada vez mais comum, empresas regionais atuarem e colocarem mercadorias ou serviços competitivos face a multinacionais ou concorrer com mercados da China, Índia, América Latina, Estados Unidos e outras. Nesse cenário de internacionalização, diferencia-se quem consegue incluir novas tecnologias, otimizar o processo de produção, qualificar a produtividade, a logística e a gestão de processos e recursos. E é exatamente aí que atua o Engenheiro de Produção. Atenta às necessidades de mercado, a grade curricular do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente voltada para o desenvolvimento de habilidades generalistas, que caracterizam o profissional para a capacidade de projetar, implantar, operar e otimizar sistemas integrados envolvendo homens, materiais, tecnologias, custos e informação, bem como a sua interação com o meio ambiente. Com aplicação de Metodologias Ativas, o curso de Engenharia de Produção tem utilizado de tecnologias que permitem ao futuro egresso, vivenciar experiências próprias do mercado de trabalho. Dentre eles estão os softwares de Autocad, Minitab e Flexsim, por meio dos quais o aluno terá ferramentas para facilitar o trabalho e projetos. Durante o curso, os alunos desenvolvem o Projeto Integrador, que como o próprio nome diz, integra conhecimentos de várias disciplinas em busca de melhores resultados de uma empresa ou setor. Nesse sentido, o a faculdade de Engenharia de Produção possui convênio com hospitais, indústrias e agroindústrias, onde os alunos poderão praticar seus conhecimentos avaliando o que já é feito, aplicando conceitos, propondo ações e intervenções. Os espaços para os alunos de Engenharia de Produção são compostos pela Sala de Desenho, Laboratório de Química e Física, Maquetaria, Laboratório de Informática, Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Inovação, Oficina de Metodologias Ativas e Oficina de Projetos Integradores. E você deve estar se perguntando, para entregar tudo isso, de quantos anos é a faculdade de Engenharia de Produção? O curso tem duração de cinco anos.

Mercado de Trabalho

O engenheiro de produção se tornou vital para as sociedades em desenvolvimento, porque ele atua como principal interlocutor para que as transformações no cenário econômico sejam efetivadas e sustentadas, isso porque ele possui uma sólida formação associada a capacidade de identificar oportunidades e resolver problemas.

Visando normatizar a atuação do engenheiro de produção, o Conselho Federal de Engenharia e

Agronomia (CONFEA), determina 18 atividades permitidas para este engenheiro desenvolver suas atividades. Entre elas, destacam-se:

  • Supervisão, coordenação e orientação técnica;
  • Estudo de viabilidade técnico-econômica;
  • Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
  • Padronização, mensuração e controle de qualidade;
  • Planejamento o controle da produção;
  • Execução de desenho técnico.

O engenheiro de produção poderá atuar ainda como gestor em empresas agropecuárias, comerciais e de serviços, contribuindo com o desenvolvimento social, político e econômico.

Para a prática profissional de excelência, algumas qualidades são exigidas do engenheiro de produção, entre elas:

  • Trabalho em equipes multidisciplinares;
  • Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico;
  • Estar atento as novidades e soluções tecnológicas que podem tornar a empresa ainda mais competitiva;
  • Interação de forma criativa e reflexiva frente a diferentes contextos;
  • Seleção de estratégias adequadas para cada tipo de ação;
  • Resolução de situações difíceis com flexibilidade e adaptabilidade;
  • Produção de planejamento estratégico e a avaliação da execução do mesmo.

Diferenciais da Toledo Prudente

O curso de graduação em Engenharia de Produção da Toledo Prudente oferece estrutura curricular caracterizada pela flexibilidade de disciplinas equivalentes, interdisciplinaridades e articulação teoria e prática através dos projetos integradores. Com formação ampla, humanista, crítica e reflexiva, o engenheiro de produção formado pela Toledo Prudente estará capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade.

Os alunos de Engenharia de Produção mantêm contato permanente com empresas e empresários. Isso permite que eles possam aplicar os conteúdos de forma prática e totalmente alicerçada nos anseios do mercado.

Algumas disciplinas oferecidas pela Toledo Prudente chamam muito atenção de quem está à procura desse curso, como é o caso do Projeto Integrador e Design Thinking. Enquanto primeira congrega todos os conhecimentos das demais disciplinas para a elaboração de um projeto prático a ser aplicado em uma empresa real, a segunda representa um conjunto de métodos e processos para resolução de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto. Ambas as disciplinas acompanham os alunos em grande parte da vida acadêmica.

 

Já as disciplinas que compõem o núcleo de conteúdos básicos visam proporcionar aos alunos o necessário embasamento teórico nas mais variadas áreas do conhecimento que auxiliam na formação do engenheiro de produção, como fundamento para seu desenvolvimento. E para isso se divide em quatro abordagens:

Abordagem Conceitual – Desenvolvem os conhecimentos teóricos necessários e está concentrada no núcleo de formação básica e subsidiará as disciplinas que compõem o núcleo de conteúdos profissionalizantes.

Abordagem Técnica – Focam os conceitos práticos de caráter técnico científico, de maneira experimental.

Abordagem Gerencial – Subsidiam os conhecimentos de gestão e administração das organizações e está distribuído entre os núcleos de formação básica e formação profissional.

Abordagem Profissional – Promovem a ligação entre as abordagens conceituais, técnicas e gerenciais de maneira prática por meio do desenvolvimento de atividades como o estágio, a pesquisa e a extensão, visando à formação de um profissional apto a inserir-se no mercado de trabalho.

Com uma matriz curricular tão vasta e contemporânea, pode-se afirmar que a graduação em Engenharia de Produção se apropria dos melhores conceitos da Administração, Engenharia Mecânica e Tecnologia da Informação, em especial, para formar profissionais capacitados para os mais diversos desafios desse mercado de trabalho cada vez mais em transformação.

Pensa que acabou? Ainda não! O curso de Engenharia de Produção utiliza ainda o Lean 6 Sigma, que é uma metodologia desenvolvida para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa e a resolução de problemas, inspirados na metodologia do White Belt, Green Belt e Black Belt, certificações atribuídas àqueles que dominam conhecimentos, ferramentas e suportes para gestão de projetos complexos e prioritários, com foco na obtenção de resultados que contribuam significativamente para o aumento da lucratividade da empresa e simulação de sistemas produtivos com o Software FlexSim, sendo uma ferramenta extremamente eficaz na resolução de problemas e aumento de produtividade.

Perfil

Os estudantes de Engenharia de Produção caracterizam-se por serem inovadores, criativos, empreendedores, com aptidão para a solucionar problemas e desenvolver produtos, com perfil de gestor e autônomo.

O aluno deverá compreender a complexidade e a diversidade sociocultural e as interações entre indivíduo e organizações, bem como entender e saber utilizar as mais variadas abordagens qualitativas ou quantitativas no auxílio da tomada de decisão.

O bacharel em engenharia de produção é um profissional de formação generalista, que projeta, implanta, opera, otimiza e mantém sistemas integrados de produção de bens e serviços, envolvendo materiais, tecnologias, custos e informação, gerenciamento de recursos humanos, bem como a sua interação com o meio ambiente; analisa a viabilidade econômica, incorporando conceitos e técnicas da qualidade em sistemas produtivos; coordena e integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança.

Para o desenvolvimento dessas capacidades, o curso está inserido no Projeto Toledo 4.0 Prudente, que tem como objetivo incutir nos alunos uma cultura tecnológica, inovadora e empreendedora. Nessa perspectiva, os alunos desenvolvem trabalhos relacionados ao meio ambiente, criam protótipo usando impressora 3D e tecnologia assistida para integrar pessoas com deficiência ao local de trabalho, criam e recriam sistemas inovadores para a nova indústria 4.0 e outros.

Últimas notícias

últimas blog

Ver todas
Disciplinas Termo C / H
Desenho Mecânico e Universal 1 60
Ferramentas Computacionais 1 60
Matemática Básica 1 60
Projeto I - Vantagem Mecânica 1 60
Trilhas TIE I 1 90
Ambiente e Sociedade 2 60
Ciências e Tecnologia dos Materiais 2 60
Fundamentos de Física 2 60
Projeto II - Energias Renováveis I 2 60
Trilhas TIE II 2 90
Cálculo Diferencial e Integral I 3 60
Eletiva I 3 60
Geometria e Algebra Linear 3 60
Projeto III - Energias Renováveis II 3 60
Trilhas TIE III 3 90
Cálculo Diferencial e Integral II 4 60
Eletiva II 4 60
Eletricidade Básica 4 30
Física I 4 60
Polimeros 4 30
Projeto IV - Indústria 4.0 4 60
Eletiva III 5 60
Física II 5 60
Gestão da Qualidade 5 60
Projeto V - Braço Mecânico 5 60
Resistência dos Materiais 5 60
Ciências e Melhorias White 6 60
Eletiva IV 6 60
Estatística e Modelos para Tomada de Decisão 6 30
Gestão de Suprimentos 6 60
Projeto VI - Desenvolvimento de Produto 6 60
Química Geral e Experimental 6 30
Algoritmos e Lógica de Programação 7 60
Ciências e Melhorias Green 7 60
Eletiva V 7 60
Fenômenos de Transportes 7 60
Projeto VII - Cervejaria 7 60
Ciências e Melhorias Black 8 60
Eletiva VI 8 60
Mecânica Geral e dos Sólidos 8 60
Metodologia Científica e Tecnológica 8 60
Projeto VIII - Comércio 8 60
Administração da Produção e Operações 9 60
Ergonomia e Segurança do Trabalho 9 60
Estágio Supervisionado I 9 165
Projeto IX - Serviços 9 60
Trabalho de Curso I 9 60
Estágio Supervisionado II 10 165
Gestão de Pessoas 10 60
Logística 10 60
Projeto X - Indústria 10 60
Trabalho de Curso II 10 60
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*) 30

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

NOTURNO
  1ª Aula
19h00
2ª Aula
19h50
3ª Aula
21h00
4ª Aula
21h50

Júlia Fernandes Guimarães Pereira

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (2009). Possui experiência como Arquiteta e docente. Atualmente é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Toledo Prudente Centro Universitário.


Horário

de atendimento

agende um horário

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
Manhã 09h00 - 11h00 - 09h00 - 12h00 09h00 - 12h00 -
Tarde 13h00 - 18h00 14h00 - 19h00 13h00 - 19h00 13h00 - 19h00 -
Noite - - - - -

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

 

APRESENTAÇÃO

De acordo com o Art. 1º da RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017:

 

Compreende-se como atividade complementar dos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, toda e qualquer atividade não incluída nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas da matriz curricular do curso, desde que adequadas à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro formando. 

 

 

Estão sujeitos ao cumprimento das Atividades Complementares todos os discentes, devidamente matriculados, como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 7º). Cada curso estabelece uma carga horária mínima a ser acrescentada à carga horária sub-total, conforme o quadro a seguir:

 

Curso

Carga horária

Administração

300h

Arquitetura e Urbanismo

180h

Ciências Contábeis

300h

Direito

280h

Economia

180h

Engenharia Civil

180h

Engenharia de Produção

180h

Gestão Financeira

100h

Marketing

100h

Serviço Social

240h

Sistemas de Informação

300h

 

As atividades Complementares deverão ser realizadas nas seguintes modalidades:

• Ensino;

• Pesquisa;

• Extensão.

 

Somente são objeto de pontuação as atividades constantes nos itens apresentados na Tabela de Atividades Complementares. Para obter informações mais específicas, consulte a tabela de seu curso:

 

Administração;

Arquitetura e Urbanismo;

Ciências Contábeis;

Direito;

Economia;

Engenharia Civil;

Engenharia de Produção;

Gestão Financeira;

Marketing;

Serviço Social;

Sistema de Informação.

 

Não serão computadas as atividades realizadas em período anterior ao início das aulas do 1º termo do curso de graduação, bem como aquelas cumpridas no período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ou inativo por qualquer outra razão. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 14º).

 

O atendimento aos alunos para consulta e esclarecimento de dúvidas será:

 

 

  • Às segundas, terças e quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h (c/ Mariana Custódio);
  • Às quintas-feiras, das 08h às 13h (c/ Mariana Custódio);
  • Às sextas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30 (c/ Mariana Custódio);
  • Aos sábados, das 09h às 12h (c/ Mariana Custódio).
  • De segunda à sexta-feira: das 18h00 às 22h00 (c/ Fernanda Oliveira – Secretária de Coordenação de Cursos).

 

 

Fone: (18) 3901-4000/(18) 99693-8222  – Ramais: 3989 (segunda e quinta-feira: ramal 3935 ) - Mariana Custódio ou 3916 - Fernanda Oliveira

e-mail: pos.analista@toledoprudente.edu.br

Coordenadora de Atividades Complementares: Mariana Custódio

Autorização: Resolução Conselho Superior de Administração - CSA nº 05/2014, de 09/10/2014 – aprova criação de novos Cursos de Graduação

Reconhecimento: Portaria nº 18, de 13 de janeiro de 2021 – publicado no D. O. 15/01/2021

Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 55, de 06 de janeiro de 2022 - publicado no D. O. 10/01/2022

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados

O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Depoimentos Alunos

Tenho interesse