A Inter American Human Rights Moot Court Competition é a maior competição jurídica dos Estados Unidos e o curso de Direito da Toledo Prudente faz parte de um seleto grupo de convidados. A primeira participação foi em 2009. Ela é realizada em Washington, nos Estados Unidos, geralmente em maio de cada ano.
A IAMOOT trata-se de um julgamento simulado com um caso hipotético, conforme o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Na categoria “Melhor Orador das Vítimas” analisa-se a capacidade de argumentação e também o conhecimento sobre Direito Internacional e Direitos Humanos individual de todos os mais de 100 competidores na qualidade de representantes das vítimas de violação de direitos humanos.
Como a competição é em nível internacional e recebe equipes do mundo todo, a categoria é dividida entre idiomas português, espanhol e inglês.
Já na categoria “Melhor Memorial das Vítimas” analisa-se a qualidade da defesa escrita realizada pelas competidoras, Isabela e Amanda, com base no caso hipotético na condição de representantes das vítimas de violação de direitos humanos.
Participantes dos anos anteriores:
2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago
2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos
2011 – Lucas Molina e Matheus de Paula
2012 – João Victor Mendes de Oliveira e Jonatas Teixeira
2013 – Francisco Zaidel e Fernanda Pereira
2014 – Enio Mariano e Guilherme Borges
2015 – Lucas Noya e João Ângelo Lima
2016 – Alexia Domene e Gustavo Borges
2017 – Henrique Fujiki e Felipe de Mello
2018 – Guilherme de Oliveira Tomishima e João Pedro Gindro Braz
2019 – Ana Luiza Fuji e Guilherme Fontana Sanchez
2020 – Não houve competição neste ano
2021 – Amanda Yamagushi da Silva e Isabela Berni Mendes
2022 – Thaline Bogalho e Daniel Ferreira
2023 – Lucas Gonçalves e Lorena Novaes
2024 – Isabela Vincoleto Soares e Arthur Bonifácio Garcia
O HackLab Fnesp é uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior Brasileiro. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante e aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior são apresentadas a mais de 1000 gestores educacionais durante a sessão final do Fnesp – o maior Fórum de Educação Superior da América Latina.
Participantes dos anos anteriores:
2018
Silas Lopes – Aluno de Marketing
Jéssica Mizukawa – Aluna de Engenharia de Produção
2019
Gabriela Lima – Aluna de Administração
2020
Ana Julia Gonçalves Pádua – Administração
Andressa Akiko Ienaga – Engenharia de Produção
Ayrton Delicoli Carvalho – Gastronomia
Gustavo Roncolato Soares – Sistemas de Informação
Igor Yuske Kadooka – Engenharia de Produção
Jorge Higa Filho – Marketing
Letícia Noya dos Santos – Pedagogia EAD
Melissa Zacarias de Oliveira – Direito
2021
Rafael Leite – Aluno de Marketing
2022
Ana Beatriz Rosa | Aluna de Gestão de Recursos Humanos EAD
2023
Nathaly Rodrigues Salomão e Samuel Dorino Lalli dos Santos
Todos os anos, os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente são desafiados a construírem pontes usando filetes de macarrão, cola e muita estratégia para tornar as peças o mais resistente possível.
Além de avaliar a estrutura e o conceito, as pontes de macarrão passam por um rigoroso teste de resistência, vencendo aquela que aguentar mais peso.
A competição agita os dois cursos e promove muito aprendizado.
O Júri Simulado do curso de Direito da Toledo Prudente literalmente para a faculdade. Os alunos do primeiro, divididos em dois grupos, competem entre si sobre algum caso real ou casos de grandes repercussões em filmes e séries.
O Salão Nobre fica extremamente lotado e as torcidas ajudam a dar um clima de competição.
Claro que, antes do dia do Juri Simulado, os alunos passam muitas e muitas horas estudando os casos e aplicando os conceitos que aprendem em sala.
Uma arena, dois robôs e muita tecnologia e programação, assim é o Robô Game realizado pelo curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente.
Nas disputas, os robôs criados pelos alunos precisam estourar o balão do robô adversário. Antes da competição em si, os alunos passam muitas horas pensando nas melhores estratégias e programando suas máquinas com ajuda dos professores.
O curso de Direito da Toledo Prudente também coleciona participações na “Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition”, incluindo diversas premiações.
A competição é considerada a maior competição de Direito Internacional do Mundo, promovida pela International Law Students Association.
A Toledo Prudente também está sempre representada por alunos do curso de Direito na “Competição da Colômbia”, chegando as fases finais da disputa que ocorre sempre durante a edição do “Congreso Internacional de Derecho Procesal Constitucional”, idealizado pela Universidad La Gran Colombia, em Bogotá.