2ºB de Adm. participa de dinâmica

31 | 08 | 2005

A turma de 2º Ano B de Administração de Empresas da Toledo participou no último dia 18 de agosto, da Dinâmica das Competências, coordenado pelo professor Oscar Fujita. “Costumeiramente desenvolvo esta atividade em curso de pós-graduação, com o objetivo principal de despertar nos alunos, habilidades e competências que a maioria das empresas necessitam, como: trabalho em equipe, liderança, iniciativa, flexibilidade, relacionamento interpessoal, comunicação, cumprimento de prazos estabelecidos e adaptação às mudanças”.

Nesta turma de graduação, consegui obter ótimos resultados”, comentou o professor Fujita.
Este tipo de atividade permite aflorar habilidades que nem mesmo os alunos sabem que possuem. Toda a dinâmica é desenvolvida com os olhos vendados (“tapa-olho”). A corda funciona como guia, e o objetivo é desenvolver um determinado “processo”. Todo o processo é coordenado por dois alunos (líderes) que recebem a problemática com antecedência. Analisam e criam as estratégias para o desenvolvimento. Também são convocados mais dois alunos para participarem como observadores da atividade.

Tem como função observar todo a atividade, anotando deficiências do grupo e aspectos relevantes de cada participante. Na aula seguinte à esta atividade, os líderes fazem a apresentação do ocorrido, os observadores relatam os resultados da análise e os alunos de um modo geral, comentam os resultados e as estratégias adotadas pelos lideres.

Fujita complementa que as simulações favorecem o aprendizado e a dinâmica oportuniza o aluno a desenvolver na prática todo o conteúdo oferecido em sala de aula.