A Rússia Contemporânea

09 | 09 | 2004

Em visita ao Brasil, a russa Yuliya Sotnich esteve na Toledo/PP, para ministrar a palestra ‘A Rússia Contemporânea’, para alunos do Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade.
A convite da professora da disciplina de Multiculturalismo, Andréa Pennacchi Marcondes, Yuliya falou para os alunos sobre comunismo, tradições e mudanças em seu país.
Para ela, a tragédia da Escola de Beslan, na república russa da Ossédia do Norte, foi um “desastre. Fiquei muito estressada. Tenho uma amiga que mora neste local. Conversamos sobre o que aconteceu e para as pessoas envolvidas é muito difícil, pois eles valorizam muito os laços familiares”, explicou Yuliya.
Questionada sobre o governo de seu país combater o terrorismo, colocando em risco centenas de vidas, ela diz que, apesar do governo ter um discurso de que “quer preservar vidas, sua atitude não condiz. Mas ninguém sabe o que realmente aconteceu. Teve os casos dos dois aviões, dias antes do caso de Beslan. Acredito que o Presidente Russo Vladimir Putsin não tinha outra opção. Pagamos impostos para a nossa segurança, então, fatos como estes não deveriam acontecer, mas a própria localização geográfica da Rússia não favorece”.
Yuliya mora em Moscou e disse que a Rússia é um país lindo. Para ela, o Brasil e a Rússia são incomparáveis, mas “são países com potencial para se desenvolverem”.
Estudante do curso de Relações Internacionais em seu país, no Brasil, ela é hóspede de Nilson Riga Vitale, e está atuando como tradutora e interprete no Curtume Vitapelli.