Aluno de Direito é selecionado para estágio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

01 | 04 | 2025
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Participar da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é o sonho de muitos alunos do Direito, para os da Toledo Prudente tem se tornado uma realidade. Por mais um ano consecutivo, temos um representante e dessa vez é o aluno Arthur Bonifácio Garcia. O programa de estágios da CIDH é uma oportunidade dedicada para jovens estudantes e recém-formados, provenientes dos Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Para conseguir esse feito, o Arthur construiu um currículo dentro da Toledo Prudente com seus trabalhos e projetos, garantindo uma chance maior. Agora, essa será mais uma experiência que engrandecerá o currículo do universitário, além de torna-lo um profissional bem mais preparado. Ah, e não para por aí, o aluno também foi selecionado no processo seletivo da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Processo seletivo

Segundo Arthur, o processo seletivo para o estágio foi feito através do currículo e uma carta de motivação, sendo finalizado com a entrevista. Para ele, o fato de ter optado por trabalhos relacionados aos Direitos Humanos contribuiu para o resultado positivo. Já sobre a carta de motivação, Arthur deixou claro a importância de fazer o estágio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos e que seria a concretização de um sonho.

“Porque a gente trabalha na faculdade, participa de competição, é tudo voltado ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos e participar de um estágio da Comissão Interamericana é uma coisa, para a gente que pesquisa essa área, é bem importante”, conclui o aluno.

Sobre o estágio

O aluno de Direito ficará responsável pela Sessão de Monitoramento II, onde o mesmo explica que irá estagiar com a diversidade. “Vou estar trabalhando especificamente com pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas deficientes, afrodescendentes e povos indígenas, na elaboração de relatórios temáticos sobre isso. Além dessa atribuição, que a Sessão de Monitoramento II da comissão tem, essa sessão é responsável por fazer uma avaliação da situação dos Direitos Humanos nos países que fazem parte da OEA. Então vamos elaborar relatórios sobre o Brasil, Venezuela, Equador, Colômbia, Chile, Peru, sobre a situação dos direitos humanos nesses países”.

Participação da Toledo Prudente

A Toledo Prudente oferece durante o curso de Direito diversas oportunidades para os alunos participarem, além de contatos com pessoas que colaboram na conquista de grandes oportunidades. Arthur comentou que no ano passado, o estagiário docente e agora egresso, Lucas Gonçalves, foi participante do estágio. “Então eu tinha um amigo que me ajudou a fazer a carta de motivação, o currículo, que é tudo em espanhol”, destacou Arthur.

O aluno do curso de Direito ainda relembrou quando representou a Toledo Prudente no IAMOOT, em 2024. “Fui semifinalista, na verdade fomos a única equipe brasileira que chegou na semifinal, ganhei o prêmio de melhor orador para o estado em português, tive a maior nota individual de um brasileiro na competição, fiquei em sétimo no mundo e a competição foi muito importante porque lá eu conheci pessoas que também fizeram estágio na comissão interamericana. Então conseguir esse estágio foi uma concretização daquilo que a gente faz dentro da faculdade, e eu fiz ao longo desses quatro anos aí” finalizou.

Direito é na Toledo Prudente

Como pode ver, faz parte da Toledo Prudente incentivar e dar base para os alunos realizarem grandes conquistas. Se você também deseja ingressar e fazer parte da Toledo Prudente, clique aqui e inscreva-se no vestibular!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.