Alunos da manhã voltam às aulas

01 | 02 | 2007

A volta às aulas é algo muito esperado por todos aqueles têm em si o desejo de aprender, de crescer e também de conhecer um mundo novo, já que em todos os anos há alunos entrando e saindo. Quando se ingressa na faculdade, esse desejo vem somado a uma enorme expectativa, já que esse é o primeiro passo de uma carreira a ser seguida.

A diferença entre o Ensino Médio e a faculdade é grande, portanto o primeiro dia sem dúvida é o mais esperado. E pensando em uma melhor forma de receber seus alunos, a Toledo/PP preparou algumas surpresas para o primeiro dia de aula que ocorreu no dia 1º de fevereiro.

A entrada de todos, alunos, professores e funcionários foi pelo Bloco II da faculdade que estava decorado com tapete vermelho e tecidos, ao som do Dj Juninho. Dois homens/sombra foram contratados para perseguir todos na entrada e, depois em sala de aula teve o trote dos veteranos com os calouros, em que os primeiros se passaram por professores para enganar os alunos.

O resultado foi muito positivo e, mesmo sendo o primeiro dia, os alunos já estão bem animados para os estudos. “Fiquei passada com o professor/veterano, nossa ele começou a falar e fiquei assustada”, disse Lonise Caroline Zengo, do 1º ano de Direito. “A entrada com a música, a decoração e os sombras ajudou a quebrar o gelo, foi muito descontraído. Depois na sala de aula, o professor/veterano soube enganar muito bem, foi muito interessante”, falou a aluna do 1º ano de Direito, Jaqueline Lopes.

“Foi tudo muito engraçado, ainda mais o professor/veterano. Eu acreditei e anotei tudo o que ele passou (risos). Os homens/sombra também foram muito divertidos. Foi um primeiro dia muito bom e minha expectativa agora é fazer um bom curso”, disse a aluna do 1º ano de Administração, Monique Oliveira. “Eu morri de medo do professor e logo pensei: Não vai ter jeito com esse ai vou ficar de DP (Dependência), ele não foi com a minha cara. Foi muito divertido e estou bem animada para começar o curso. Uma coisa que me chamou muito a atenção é que cheguei um pouco nervosa e os funcionários da Toledo/PP foram muito acolhedores, a faculdade está atendendo todas as minhas expectativas”, falou a aluna do 1º ano de Direito, Carla Caroline Santana Silva.

“A recepção foi muito legal e agora quero me dedicar ao curso e atuar na área”, falou o aluno do 1º ano de Administração, Bruno Boin. “Esse primeiro dia foi bem diferente, já que estávamos acostumados com o padrão de escola. Mas de cara levei o maior susto com o professor e pensei, nossa vai ser como era meu professor de Química. Mas depois vi que era brincadeira. Foi muito legal e agora estou bem animado para fazer o curso”, afirmou o aluno do 1º ano de Direito, Fernando Soares Tolomei.

“Na hora em que começou a aula pensei: Nossa o que estou fazendo aqui? Esse cara é um carrasco!!!! Fiquei muito assustada e, depois, aliviada de saber que ele não era o professor. Mas achei muito legal essa idéia da Toledo/PP nem parecia cara de primeiro dia de aula. Mas o que mais gostei é que esse ano vamos ter a festa dos Bixos”, afirmou Giovana Esther Andrade Pereira, do 1º ano de Direito.

A festa a que ela se refere é a 1ª Bixoledo, a Festa dos Bixos da Toledo que será realizada dia 9 de fevereiro no Espaço Toledo.

E não foram só os calouros que aprovaram o primeiro dia de aula, os veteranos também gostaram das surpresas. “Achei bem interessante, queria que no meu fosse desse jeito também. Hoje posso dizer que estou amando o curso e já estava com saudades de tudo isso”, falou a aluna do 2º ano de Direito, Giovana Nishimura.

Como parte do Trote Solidário da Toledo/PP, nos dias 5 e 6 de fevereiro, uma equipe do Hospital do Câncer estará na Toledo/PP, nos períodos da manhã e noite para que os interessados possam preencher uma ficha de autorização para que, por meio de sua conta de luz, possam colaborar com a construção do Hospital. As doações podem ser no valor de R$ 3, R$ 5 e R$ 10. Além disso, a equipe do hospital também passará informações aos alunos e realizará outras atividades.

Também no dia 6 de fevereiro, uma equipe do Instituto RH de Presidente Prudente, que atende hospitais da cidade e pacientes em tratamento quimioterápico, realizará a coleta de sangue, entre os interessados (professores, alunos e funcionários). “Para nós é muito importante esta iniciativa da Toledo/PP, ainda mais nesta época do ano em que estamos com o banco de sangue defasado em função de, nos meses de dezembro e janeiro, terem mais acidentes, acredito que devido as férias, pois mais pessoas circulam pelas estradas”, afirmou a equipe do Instituto RH.

Já no dia 7 de fevereiro será feito o lançamento do Toledo Portal Universitário e Núcleo de Estudos Dirigidos – NED, ambas propostas desafiadoras para o exercício da cultura do auto-aprendizado. O Portal Universitário e Núcleo de Estudos Dirigidos – NED serão uma revolução na vida acadêmica dos alunos.

As novas tecnologias representam melhor aproveitamento dos estudos para desenvolvimento das atividades complementares, atualização instantânea para tudo que acontece na faculdade, por meio da agenda eletrônica, acesso ao conteúdo das aulas antecipadamente, interação entre a comunidade acadêmica Toledo/PP e possibilidade do desenvolvimento do senso crítico e de posicionamento em debates e enquetes propostos pelos docentes.

“Tudo isso objetivando aulas mais eficientes e eficazes e a formação de um profissional pró-ativo, ligado às avançadas tecnologias em um mundo globalizado onde a informação e a educação continuada passam a ser uma necessidade para atuação e destaque no mercado de trabalho”, afirmou a diretora acadêmica da Toledo/PP, Zely Toledo Pennacchi Machado.

As aulas da Pós-Graduação retornam no dia 2 de fevereiro.