Alunos de Pedagogia EAD desenvolvem conhecimentos em psicomotricidade

13 | 06 | 2022
Lais Ernesto

As competências e habilidades do pedagogo vão além de ensinar a escrever e ler, por exemplo. O profissional deve estar atento a todo o desenvolvimento da criança, com um olhar voltado também a funções cognitivas e a capacidade de percepção corporal. Desta forma, alunos do curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente desenvolveram conhecimentos em psicomotricidade.

A disciplina, ministrada pela professora Alessandra Mantovani, aborda, na teoria e prática, o que é e quais são as funções da psicomotricidade, compreende os principais tipos de deficiências, ensina ferramentas de avaliação de déficits nas funções psicomotoras e desenvolve o conhecimento em atividades da psicomotricidade que podem ser trabalhadas em sala de aula.

A professora da disciplina conta que o olhar profissional do pedagogo é importantíssimo para o desenvolvimento da criança. “É fundamental que este profissional esteja atento a todo o processo evolutivo de seus alunos, aliando ao estímulo das suas funções cognitivas, o desenvolvimento da motricidade, pois está intimamente relacionada com a capacidade de percepção corporal e da criação de estratégias frente a um desafio”, salienta a docente.

Alessandra completa ainda que, por meio de atividades lúdicas e simples, a criança é colocada em situações de exploração do seu corpo e do seu ambiente, repercutindo sobre o aperfeiçoamento de diferentes habilidades.

Como avaliação da disciplina, os alunos confeccionaram um circuito psicomotor. Esse circuito tem, no mínimo, três atividades e trabalha as áreas psicomotoras. Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes utilizaram materiais de fácil acesso no dia a dia.

A estudante do curso, Simone Rodrigues Abadie, conta que a atividade prática de psicomotricidade envolve oito áreas psicomotoras: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal, lateralidade e linguagem.

“Aplicar na prática a experiência a qual criei, fez-me refletir e confirmar todo o aprendizado transmitido na aula, no qual podemos utilizar materiais simples do nosso cotidiano para ajudar as crianças. Apliquei o circuito psicomotor com minha filha de 7 anos e, além de poder analisar seu desenvolvimento, também observei o quanto foi prazeroso para ela a experiência”, comenta Simone.

Para ela, compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil é fundamental para um futuro pedagogo. “Muitas vezes, observamos que existe um número grande de crianças com dificuldade no aprendizado e que não conseguem se desenvolver tanto em nível neurológico, neuropsicológico, emocional, motor, linguístico, dentre outros”, salienta.

A professora completa ainda que “por meio de circuitos psicomotores, os alunos usam seus próprios movimentos corporais (subir, descer, rolar, rastejar, saltar, correr) para melhorar seu desenvolvimento motor e cognitivo. E toda criança gosta de um desafio. Com isso, testam suas próprias habilidades e, consequentemente, ultrapassam dificuldades intuitivamente”, explica Alessandra.