Os alunos do 8º termo de Sistemas de Informação da Toledo, na disciplina de Linguagens e Tecnologias de Programação VI, desenvolveram aplicativos móveis.
Ana Paula Zanelato, professora da disciplina, explica que os aplicativos móveis ou as aplicações mobile são softwares desenvolvidos em dispositivos móveis como personal digital assistant (PDAs), smartphones ou telefones celulares.
“Atualmente, este mercado está em grande expansão, portanto, capacitar os alunos a desenvolverem este tipo de aplicação poderá implicar em um diferencial e uma ótima oportunidade de investimento”, explica.
Ela comenta que existem diversos tipos de dispositivos móveis, e para cada um deles uma plataforma de desenvolvimento, porém na disciplina ministrada os alunos aprofundaram-se no desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional Android.
“O objetivo principal da disciplina foi propiciar ao aluno conceitos, dispositivos e tecnologias de sistemas para dispositivos móveis e sem fio, possibilitando a criação de aplicações para dispositivos móveis. Com a prática do desenvolvimento da aplicação, eles puderam aplicar os conceitos obtidos durante as aulas, aprimorando ainda mais o conhecimento e vivenciando as dificuldades e suas soluções”, explana.
Hecler Gutenberg, aluno do 8º termo de Sistemas de Informação, desenvolveu um aplicativo móvel voltado a uma clínica de Pilates.
“A meu ver a oportunidade de conhecer a plataforma de desenvolvimento é de extrema valia. Melhor ainda é ter o gosto de implantá-la e observar os usuários fazendo uso do recurso”, assegura Gutenberg.
A professora expõe que o mercado móvel está em processo de crescimento e a necessidade de estar conectado ao resto do mundo a qualquer hora e lugar faz com que os usuários consumam essas aplicações rapidamente.
“Por ser uma realidade nova, as empresas encontram muitas dificuldades em encontrar profissionais da área, portanto, os alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo estão aptos a ocupar estas vagas e obter grandes vantagens”, frisa Ana Paula.