Na próxima segunda-feira (8), alunos do 2º termo do curso de Sistemas de Informação da
Toledo Prudente Centro Universitário assistirão a uma apresentação prática diferenciada. Nesta ocasião, eles terão acesso ao funcionamento de uma impressora 3D idealizada por um prudentino.
A impressora 3D é um dispositivo que imprime ou cria objetos, que são construídos camada por camada. A impressora 3D que será apresentada aos alunos de Sistemas de Informação foi idealizada por Alexandre Parmindo, que trabalha atualmente com tecnologia.
“Para imprimir o material, utiliza-se o ABS, que é uma espécie de plástico, cuja alimentação é feita por um fio que se acopla ao fusor, que é a peça responsável pelo aquecimento do material. Para entender melhor, devemos fazer a analogia com uma impressora jato de tinta: a tinta pode ser associada ao ABS da impressora 3D. Todo objeto a ser impresso nada mais é que um arquivo que contém coordenadas e pontos de impressão”, diz.
A apresentação ocorrerá durante a disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores, ministrada na Toledo Prudente pelo professor Raphael Garcia.
“O workshop proporcionará ao aluno entender a associação do ambiente de software (programa) do ambiente de hardware (placas e impressora), além de compreender o funcionamento de uma impressora 3D e seus diversos usos”, explica Garcia.
Mais – Com uma impressora 3D é possível construir objetos através de programas de computador e transformá-los em reais através da impressão em três dimensões e com um custo baixo.
Já existem diversos modelos prontos de objetos que vão desde pequenos bonecos até peças complexas de engenharia. Atualmente, o uso de peças feitas em impressoras 3D está sendo difundido no uso de próteses ósseas, reconstituição facial e exoesqueleto. De uma forma geral, obedecendo aos limites de alcance dos eixos da impressora, não há objetos que não possam ser transformados em real.