Alunos do MBA visitam Empresa

26 | 08 | 2004

Os alunos do curso de MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo da Toledo/PP estiveram no último sábado, dia 14, visitando a Empresa Agrícola Jacto S. A., com sede em Pompéia (SP). Além da empresa ser uma das principais fabricantes de máquinas agrícolas do Brasil, líder em diversos segmentos do mercado nacional e uma marca presente em mais de 80 países, a Jacto possui uma das fábricas mais modernas do interior do Estado de São Paulo.
A viagem foi uma atividade complementar da disciplina ‘Gestão de Produção e Operações’ proposta pela coordenação do curso com o objetivo dos alunos conhecerem, na prática, o funcionamento de uma fábrica que adota o modelo Toyota de Produção (Lean System). Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes metodologias de produção que os sistemas Toyota utilizam como Kanbam, Just in Time, célula de produção etc.
Os alunos foram recepcionados na Jacto pelo gerente da área de produção da empresa José Luiz Yanaguizawa, que é um dos docentes do MBA da Toledo, e por uma equipe de engenheiros da empresa. Na empresa, eles tiveram a oportunidade de realizar uma visita monitorada pelos responsáveis pelas diferentes áreas de produção da empresa, acompanhando os processos de fabricação de componentes e montagem de diferentes produtos como pulverizadores autopropulsados, carros elétricos, máquinas de lavar de alta pressão, embalagens plásticas, auto-peças e outros.
A importância dessas atividades, segundo o professor Márcio Sanches, coordenador do programa de MBA da Toledo, é que elas possibilitam um aproveitamento muito maior do conteúdo desenvolvido em sala de aula, em especial, quando este conteúdo é algo tão avançado como os sistemas japoneses de produção.