08 | 03 | 2016
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
A professora do curso de Direito da
Toledo Prudente Centro Universitário, Fernanda de Matos Lima Madrid e a aluna do 9º termo, Pamela Cacefo Neia acabam de publicar um artigo em uma renomada revista jurídica.
‘A realidade da mulher no sistema prisional brasileiro’ faz uma crítica à falta de adaptação dos locais para as necessidades e particularidades das detentas.
“De fato, nossas unidades prisionais foram planejadas para atender o público masculino. Há cerca de 10 anos tivemos um crescimento significativo de detentas e, mais uma vez, o Estado não acompanhou a realidade e por isso, nossas penitenciárias hoje não atendem de forma adequada as mulheres”, explica a professora.
Já a aluna Pamela Cacefo Neia ressalta que o material vai além e aborda também a realidade dos filhos das detentas, que muitas vezes acabam se submetendo a situações precárias, juntamente com suas mães.
“Para se ter uma ideia, uma prática comum se dá por meio das detentas, que guardam o miolo do pão para utilizar como absorvente higiênico, já que nem familiares ou mesmo o Estado muitas vezes fornecem”, diz.
Segundo a aluna, o maior índice de mortes está relacionado com portadoras de câncer de mama nas selas. “Isso é uma mostra de que o atendimento médico é precário e em alguns casos inexistente, então, alguns diagnósticos não são dados até a morte da paciente”, revela.
A professora e a aluna acrescentam ainda que a Revista ‘O Mal Estar no Direito’ aborda temas críticos sobre o Direito e que recebe artigos que são selecionados previamente anteriormente a publicação.