Aula com Doutor em Serviço Social

14 | 07 | 2005

Nos dias 1 e 2 de julho, o Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Carlos Eduardo Montaño Barreto, ministrou uma aula sobre Terceiro Setor e Políticas Sociais no Curso de Educação Continuada – nível Pós-Graduação. Os participantes, que tiveram 75% de freqüência, receberam certificado e foi válido como atividade complementar para os alunos da graduação.

“Tive como ponto principal a discussão da política social e seu desenvolvimento no Brasil, analisando o papel da seguridade social na Constituição composta pela Saúde e Previdência Social e como ela, a seguridade, foi desmontada a partir da década de 90”, explicou ele.

Sobre o público alvo ter sido profissionais e universitários da área de serviço social, Carlos afirma que é porque essa profissão está, totalmente, envolvida com as políticas sociais. “O Serviço Social está ligado, particularmente, às áreas da saúde e da assistência social, é a profissão que mais tem contribuído do ponto de vista técnico e político com a concepção da seguridade social na Constituição e com a conformação das leis orgânicas nessas mesmas áreas”, falou.

Carlos Eduardo Montaño Barreto é assistente social graduado pela Escuela Superior de Serviço Social (hoje Departamento de Trabajo Social de la Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República) do Uruguai, onde iniciou sua carreira docente.

Mestre e Doutor pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, unidade acadêmica da qual atualmente é professor, tem livros e ensaios lançados no Brasil e na América Latina e é coordenador da Biblioteca Latinoamericana de Servicio Social (en español), série produzida pela Cortez Editora para o público latino-americano.