Aula de dança especial

24 | 11 | 2006

Como parte do projeto de extensão da Toledo/PP Co-educação: uma proposta intergeracional, os alunos da 7ª série B, da Escola Estadual Professor José Foz, participaram, na manhã do dia 23 de novembro, da aula de dança das alunas de um outro projeto de extensão da faculdade,o Toledo Aberta à Melhor Idade.

Foi uma aula totalmente ativa. A todo momento os jovens se interagiram com o pessoal da terceira idade. “Para mim foi muito bom, pois essa é uma oportunidade de esses adolescentes aprenderem a respeitar as pessoas mais velhas. Eles têm que acreditar que as pessoas com mais idade também podem desenvolver diversas atividades, entre elas dançar. Existem diferenças entre idades, mas todos têm condições”, ressaltou a aluna do projeto da Melhor Idade, Mônica Amélia Galindo.

“Que ala ótima, maravilhosa. Foi possível mostrar a esses jovens que somos capazes de interagir com eles”, salientou outra aluna do projeto, Leny Caldeira Pereira.

A aula foi positiva para ambos os segmentos, já que, para a escola, foi um momento muito importante. “O projeto todo em si é muito interessante e importante, pois muitos jovens acham que os mais velhos não têm uma vida ativa. Nós sabemos que a realidade hoje é bem diferente e que esse pessoal desenvolve muitas atividades, mas os adolescentes não têm contato com essa realidade, por isso trazê-los para participar dessa aula de dança foi um passo muito importante. Muitos pensavam que iriam chegar na Toledo/PP e se deparar com a melhor idade dançando músicas antigas e se surpreenderam, já que eles estavam dançando músicas atuais de que os alunos também gostam”, destacou a professora de história, da Escola José Foz, que acompanhou os alunos, Eloíse Fonseca da Silva.

“Foi muito legal, eu não esperava ver o que vi aqui, uma aula tão agitada”, disse o estudante, Alencar Júnior Cardoso da Silva. “Uma atividade que não temos todos os dias. Dançar com o pessoal da terceira idade, foi muito divertido e digo que a gente sempre aprende com os mais velhos”, falou a estudante, Bianca Borges.

Projeto Co-educação

A idéia desse projeto surgiu a partir da implantação do curso TOLEDO ABERTA À MELHOR IDADE, que visa ao atendimento de idosos, numa perspectiva de sua inclusão social e de educação para a cidadania.

Tem como objetivo geral contribuir para a integração social das pessoas com mais de 45 anos, por meio de oportunidades educacionais, nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, que lhes permitam a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades.

O projeto “CO-EDUCAÇÃO – Uma proposta Intergeracional” vem como resposta à necessidade de se mudar a atitude tanto dos idosos, quanto dos jovens; para que se possa estabelecer um verdadeiro diálogo e uma convivência harmoniosa entre as gerações, em virtude de que, hoje, é comum encontrarmos, numa mesma família, a convivência de quatro gerações.

Objetivos Gerais:

” Sensibilizar a comunidade para valorizar as trocas de experiências entre gerações, no contexto de uma sociedade que é muito rica em sua cultura, mas que, ao segregar as faixas etárias, desenvolve o preconceito etário.
” Ampliar o debate a respeito da CO-EDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES como possibilidade de um envelhecimento saudável e uma sociedade mais desenvolvida e digna para todos.