A Clínica Escola de Fisioterapia da Toledo Prudente foi inaugurada no dia 9 de março, deste ano. Claramente, um dos objetivos principais do novo espaço era o de auxiliar os alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário em seus aprendizados teóricos oferecendo atendimento de qualidade à comunidade de forma gratuita.
Confira como foi a inauguração da Clínica Escola da Toledo Prudente
E, após três meses de funcionamento, o levantamento é positivo, tanto pelos professores quanto pelos alunos que tiveram aulas práticas no espaço. Foram feitos três horas de atendimento durante três dias por semana, o que soma, ao todo, 180 horas de atendimentos feitos pelos futuros profissionais de fisioterapia, há mais de 20 pacientes. Isso é apenas o começo!
A fim de interligar a prática com a teoria, a clínica serviu de apoio à comunidade. Afinal, todos os atendimentos foram feitos de forma gratuita para pacientes que se inscreveram e demonstraram interesse nos atendimentos.
Além dos atendimentos aos idosos, a clínica ainda permitiu que outras atividades pudessem acontecer, afinal, o espaço é disposto de diferentes ambientes, o que permite que diversos trabalham sejam feitos.
“Vale lembrar, ainda, que o espaço também foi usado para ofertar cursos e treinamentos que são associados a algum conteúdo ou ação que tem vínculo com a extensão e pesquisa. Então, acredito que a clínica está cumprindo o papel que a gente propôs que era o de oferecer a melhor experiência para alunos, professores e à comunidade”, destaca Alessandra Mantovani, coordenadora do curso de Fisioterapia.
Quando se trata do primeiro estágio realizado na Clínica Escola, o assunto gira em torno da Fisioterapia Gerontológica. Supervisionados pela professora Anne Kasteliane, os alunos do 7° termo do curso de Fisioterapia, atenderam cerca de 20 pacientes ao longo das 14 semanas de trabalho.
Ao fim do semestre, professora Anne destaca todo o aprendizado desenvolvido pelos alunos e toda a gratidão vinda dos pacientes.
“Acredito e tenho tido bons feedbacks dos alunos e pacientes sobre o quanto foi positiva a experiência. Para os alunos, acredito que o período foi fundamental para amadurecimento terapêutico, profissional e pessoal. Eles saíram do estágio muito mais confiantes e ansiosos para os próximos estágios, o que é muito motivador para nós, professores, pois mostra como eles estão engajados e interessados no processo de aprendizagem”, destaca Anne.
A docente, destaca ainda que os estágios vão além do atendimento, já que a prática é quase que uma vivência de como é o dia a dia do profissional.
“O estágio também aborda discussões clínicas sobre os pacientes, apresentação de seminários para aprofundar os conhecimentos que estão sendo vivenciados na pratica, experiência de trabalhar com outros colegas, simulando já uma realidade do mercado de trabalho, explorar a relação terapeuta-paciente, segurança e manuseio correto de técnicas e recursos e responsabilidade profissional”, conta a professora.
Por parte dos alunos, a graduanda Luma Taynara dos Santos, também reforça a ideia de que o estágio vai além do atendimento e aproxima-os do mercado de trabalho e toda a vivência que ele proporciona. Luma também aproveitou pra explicar como foi a experiência.
“Os meus atendimentos iniciaram no segundo grupo do estágio, então pude atender pacientes que já tinham uma certa evolução no quadro clínico, mas também pacientes novos que foram avaliados por mim e pelos colegas do grupo. Foi uma experiência muito proveitosa para solidificar todo o conhecimento que e para criar uma bagagem”, conta a aluna.
A graduanda ainda destaca que se sente mais preparada para os próximos passos e que, mesmo não sendo sua principal escolha de atuação, trabalharia com gerontologia mesmo assim.
“Tanto dentro da clínica quanto fora dela acredito que vou atuar com menos insegurança já que tivemos supervisão e uma estrutura excelente. Pude colocar em prática todo conhecimento que já tive e aprender mais”, conta, Luma.
Já sobre a clínica, Luma não dispensa elogios para toda a estrutura.
“A clínica possibilitou que pudéssemos montar nossas sessões com muito mais criatividade, já que possui um espaço amplo e muitos recursos para utilizarmos. E também segurança, já que o espaço é bem iluminado, climatizado…”, destaca a aluna.
Por parte dos pacientes
Na última quarta-feira (22), os pacientes de gerontologia tiveram o último dia de atendimento. O último encontro foi repleto de emoção e, claro, de muita atividade. Para o seu João Batista Alves de Oliveira, não há palavras que descrevam como foram os atendimentos.
“Estive presente desde o primeiro dia e foi tudo ótimo! Eu procurei para me cuidar e com certeza saio daqui com essa vontade de me cuidar cada dia mais!”, afirmou João.
Já para Eni Conceição, o motivo da procura foram as dores que sentia no joelho e que, a partir dos atendimentos, notou a melhora.
“Eles foram ótimos, só tenho a agradecer por toda a ajuda em todas as sessões. Com toda certeza saio daqui muito melhor do que entrei’, conta Eni.
Quem também aproveitou a oportunidade para ser paciente dos alunos de Fisioterapia, foi o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Roberto Bertoncini.
“Uma coisa que me deixou muito contente foi o empenho e dedicação dos alunos. Eu entrei para trabalhar condicionamento físico porque é sempre necessário e eu não queria que se tornasse uma obrigação porque isso é terrível. Eles conseguiram nos dar motivação e isso não tem preço”, afirma Bertô.
Para o próximo semestre
O objetivo é que a clínica siga sendo referência para os docentes e futuros profissionais da área. Apesar da Fisioterapia em gerontologia não ser o foco do próximo semestre, os trabalhos seguirão a todo vapor.
“No próximo semestre a gente inicia um estágio de atendimento de Fisioterapia Musculoesquelética, envolvendo condições clínicas de disfunções relacionadas a problemas ortopédicos, traumatológicos e desportivos”, conclui Alessandra.
Serviço
Para saber mais informações sobre os atendimentos do próximo semestre e se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone: (18) 3901-4000.