Co-educação realiza atividade

27 | 11 | 2006

A Toledo/PP, por meio de sua Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realizou, no dia 25 de novembro, na Escola Estadual Florivaldo Leal o encerramento das atividades do Projeto Co-Educação: Uma proposta intergeracional, ano letivo de 2006 que é realizado em parceria com as algumas escolas estaduais de Presidente Prudente.

Na ocasião, também foram expostas as atividades desenvolvidas durante o ano letivo pelos alunos da escola.

Todas as demais atividades foram organizadas pelo projeto de extensão da Toledo/PP Co-educação: Uma proposta Intergeracional, que no dia fizeram uma exposição com tudo o que foi desenvolvido no projeto.

Entre as atividades realizadas no dia houve duo de gaitas, jogo de vôlei com os idosos categorias masculino e feminino do grupo da 3ª Idade da Semepp, palestra com o cirurgião dentista, Eduardo Pascoaline Degrande que falou sobre Envelhecer com Saúde Bucal, ginástica aeróbica com o grupo Bem Viver de Regente Feijó, apresentação de coral de crianças, apresentação de dança de salão e dança de crianças e jogral.

O projeto Co- Educação acontece também nas Escolas Estaduais Dr. José Foz e Marieta Ferraz de Assunpção em parceria com Diretoria de Ensino Regional de Presidente Prudente. Este evento irá se repetir no dia 1º de dezembro, na escola José Foz e 2 de dezembro, na escola Marieta Assunpção.

Projeto Co-educação

A idéia desse projeto surgiu a partir da implantação do curso TOLEDO ABERTA À MELHOR IDADE, que visa ao atendimento de idosos, numa perspectiva de sua inclusão social e de educação para a cidadania.

Tem como objetivo geral contribuir para a integração social das pessoas com mais de 45 anos, por meio de oportunidades educacionais, nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, que lhes permitam a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades.

O projeto “CO-EDUCAÇÃO – Uma proposta Intergeracional” vem como resposta à necessidade de se mudar a atitude tanto dos idosos, quanto dos jovens; para que se possa estabelecer um verdadeiro diálogo e uma convivência harmoniosa entre as gerações, é comum hoje em dia encontrarmos, numa mesma família, a convivência de quatro gerações.

Objetivos Gerais:

” Sensibilizar a comunidade para valorizar as trocas de experiências entre gerações, no contexto de uma sociedade que é muito rica em sua cultura, mas que, ao segregar as faixas etárias, desenvolve o preconceito etário;
” Ampliar o debate a respeito da CO-EDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES como possibilidade de um envelhecimento saudável e de uma sociedade mais desenvolvida e digna para todos.