Colação de Direito: turmas C e D

06 | 02 | 2006

As turmas C e D de Direito, das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, colaram grau no último dia 3 de fevereiro, no Salão Social da Apea. “É muita alegria porque é um curso difícil que exige muito do aluno. Mas é um sonho que estou realizando”, afirmou o bacharel em Direito, André da Silva Alberti que é estagiário da Procuradoria do Estado e pretende prestar concurso público para delegado.

Além de André, diversos alunos sentiam a mesma sensação de alegria em concluir o curso. “É muito emocionante me formar, além do que adorei o curso”, comentou o bacharel Adriano Camargo Patusse. “É muito difícil expressar o que sentimos nesse dia tão especial, uma conquista e a alegria de ter feito um curso que abre muitos horizontes em diversos segmentos”, explicou a bacharel Luciana D´Arce Ropelli.

“Sinto que é mais uma etapa vencida em minha vida. Mas tenho a sensação de dois sentimentos, um vazio, pois é meu último encontro com os amigos e, ao mesmo tempo, uma expectativa de saber como será minha vida profissional”, falou a bacharel Karen Gonçalves Leite.

A turma do 5º ano C leva o nome de Professor Gilberto Notário Ligeiro. O paraninfo foi o professor José Hamilton do Amaral; o patrono, o professor Moacir Alves Martins; o professor homenageado foi Marcelo de Toledo Cerqueira. A funcionária homenageada foi a auxiliar de ensino, Helena da Costa David. “Em mim há uma mistura de sentimentos: a tristeza de não mais vê-los, essa turma maravilhosa, mas a satisfação de que depois da luta vocês, hoje, estão saindo da faculdade. Mas tenho a certeza de que nada vai mudar o sentimento de amizade que brotou em nós. Alunos do 5º ano C e D vocês serão inesquecíveis, e sempre serão meus amigos”, discorreu o professor Moacir que emocionou os alunos e presentes e, em seu discurso, leu a música Por enquanto, de Renato Russo.

Já a turma do 5º ano D, leva o nome de Professor Gilson Sidney Amâncio de Souza. O paraninfo foi o professor Moacir Alves Martins; o patrono, o professor Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior e o professor homenageado, Jurandir José dos Santos. A funcionária homenageada da turma foi a auxiliar de ensino, Marlene Francisca de Sá. “Bastam poucas palavras para eu dizer o quanto lhes agradeço por este convite. O que sinto vem da alma e não da razão. É extremamente especial a honra que me deram de ser padrinho de vocês. Muito obrigado, guardo essa honra entre as maiores de minha vida acadêmica e sinto que tenho o dever de dar-lhes uma última lição, já saudoso dos nossos encontros semanais. Em um tempo em que a vida nunca valeu tão pouco nos cabe, nobres bacharéis transformados por esta casa de ensino, termos nosso papel, pois o impossível é apenas aquilo que não foi tentado. O mundo está a espera dos melhores que ainda não vieram”, discorreu o professor José Hamilton do Amaral que, além de se emocionar muito, tirou lágrimas dos olhos dos bacharéis e seus familiares.

Na homenagem aos amigos, a bacharel em Direito Maria Luiza de Oliveira, que estava se formando pelo 5º ano C, e também faz parte do grupo Divano, que animou a solenidade, cantou uma música especial aos demais formandos. “Para mim é uma emoção enorme o dia de hoje, pois sempre trabalho em formaturas e, hoje, estou tocando na minha e para meus amigos”.

A turma C também fez uma homenagem especial ao professor falecido Sebastião Jorge Chammé, que lecionou na Toledo e, era pai de Ígor Luís Barboza Chamme, que estava se formando. Além de ser mostrada uma foto do ex-professor no telão, Igor recebeu uma placa com os seguintes dizeres: Homenagem Póstuma a Sebastião Jorge Chammé – “Se a tua falta é um silêncio que cruza nossa vida é porque tua existência nos é essencial. Hoje, mais do que nunca a tua presença se faz sentir, pois há a continuidade do teu brilho” – Formandos 5º ano C de Direito Toledo.

A melhor aluna da turma C foi Ariela Cristina Zitelli Dassie. “Foi muito emocionante esse resultado, eu não esperava. Eu o atribuo aos meus esforços, a meus pais e aos professores que sempre me ajudaram muito”, afirmou.

A da turma D foi Adriana Ribeiro Pavarina, filha do professor da Toledo, Antenor Ferreira Pavarina. “O pessoal da sala sempre falava que eu seria a melhor aluna, mas como uns 10 alunos sempre tiravam notas boas também eu não pensava que seria eu. Mas fiquei muito feliz, foi muito emocionante e é mais um estímulo para que eu continue estudando”, contou ela que quer prestar concurso público para ingressar no Ministério Público.

A missa e o jantar das turmas ocorreram no dia 2 de fevereiro, na Igreja Maristela e no Tênis Clube e o baile foi no dia4 de fevereiro, na Apea.