Professores e coordenadores da graduação estiveram reunidos nos dias 25 e 26 de janeiro, para reunião de compatibilização, onde foram discutidas as disciplinas que serão ministradas em cada curso.
A coordenadora pedagógica, Yara Pires Gonçalves, participou de todas as reuniões, apresentando e discutindo os focos pedagógicos propostos para 2005 a serem observados na prática dos docentes.
Sérgio Tibiriçá Amaral, coordenador do curso de Direito diz que a reunião é a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Fazemos um balanço do ano anterior e traçamos diretrizes para 2005”.
Coordenador do curso de Administração, Ronaldo Mancini afirma que, em relação as disciplinas afins, é um momento de refletir os focos similares de algumas disciplinas. “Os professores têm a oportunidade de visualizar a grade do curso como um todo, visualizar onde se enquadra sua disciplina e a importância dessa no curso e trocar informações com os outros professores. Especificamente para os professores dos primeiros anos, é um momento de traçar algumas estratégias de nivelamento dos calouros”.
Para Everson José Juarez, coordenador do curso de Ciências Contábeis, a reunião de compatibilização é essencial. “É a reunião de todos os professores para a discussão dos conteúdos a serem trabalhados no ano letivo de 2005. O objetivo é que os professores, em conjunto com o coordenador do curso verifique os pré-requisitos entre as disciplinas, os conflitos de conteúdos, o nivelamento dos alunos ingressantes, de forma a atingir o objetivo do curso, que é um ensino de qualidade”.
“A reunião visa adequar o trabalho dos professores durante o ano ao projeto pedagógico, verificando se os conteúdos programáticos não estão sobrepostos entre as matérias e se todo conteúdo proposto pelo curso está sendo atendido”, afirma o coordenador do curso de Economia Walter Dalari.
Valderes Maria Romera Bonadio, coordenadora do curso de Serviço Social diz que a reunião é excelente. “Com a reunião de compatibilização os professores têm uma visão mais ampla do conteúdo do curso, além de facilitar a interdisciplinaridade e objetivar o projeto pedagógico”.