Competições incentivam a vivência prática

29 | 06 | 2018
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Toledo Prudente participa de competições nacionais e internacionaisUm dos grandes diferenciais dos cursos da Toledo Prudente Centro Universitário é o incentivo aos alunos na participação em competições nacionais e internacionais.
 
Desde 2009, a participação nas competições só tem aumentado. Os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente já participaram das seguintes competições internacionais: Inter American Human Rights Moot Court Competition, Concurso Junior de Derecho Procesal Constitucional e Jessup International Law Moot Court Competition. E das competições nacionais: Competição de Julgamento Simulado OAB e Pré-Moot UFPR. 
 
E os alunos de Administração participaram, neste ano, do Torneio Empreendedor. 
 
Competições por ano
2009 a 2015 – Uma competição– Inter American Human Rights Moot Court Competition;
2016 – Duas competições – Inter American Human Rights Moot Court Competition e Concurso Junior de Derecho Procesal Constitucional;
2017 – Três competições – Inter American Human Rights Moot Court Competition, Competição de Julgamento Simulado OAB e Pré-Moot UFPR;
2018 – Cinco até o momento – Inter American Human Rights Moot Court Competition, Concurso Junior de Derecho Procesal Constitucional, Jessup, Pré-Moot UFPR e Torneio Empreendedor.
 
De acordo com o coordenador de competições da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, nestes eventos os alunos podem desenvolver competências e habilidades que refletem à vivência prática.
 
“Os alunos são testados de várias maneiras, sendo colocados sob pressão, forçados a tomarem decisões, trabalhar em equipe, desenvolver boa oratória, raciocínio rápido, capacidade argumentativa, pensamento estratégico e liderança”, comenta o coordenador.
 
Ainda neste ano, os alunos da Toledo Prudente participarão de mais duas competições, a CEJA (La Competencia Eduardo Jiménez de Aréchaga), que ocorre na Costa Rica e a MackMoot, competição realizada pela Mackenzie. Além disso, há previsões de competição para os cursos de Administração e Marketing. 
 
Para a estudante do 5º termo do curso de Direito, Julia Pilla, as competições foram uma boa experiência. Ela participou da competição Moot da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. “Quando decidi participar, não tinha ideia do quanto eu aprenderia. Com a dedicação dos professores, pude aprender muito sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos”, afirma. 
 
“A competição ajudou a melhorar minha oratória, meu conhecimento sobre os casos da Corte e me despertou uma paixão sobre Direito Internacional”, completa Julia. 
 
O aluno do curso de Administração, Claudio Tanaka, disputou o Torneio Empreendedor, primeira competição que o curso participou. Para ele a experiência foi válida pois contribui com a formação acadêmica. “Foi uma experiência interessante, mesmo sendo uma simulação, ver como pode ocorrer uma variação do mercado com fatores incertos como ocorre na vida real”, comenta o aluno do 7º termo do curso.
 
O coordenador salienta que, nas competições, o conhecimento é colocado à prova de maneiras adversas. “Os estudantes que apresentam um bom resultado são os que não só conhecem a teoria, mas dominam a temática proposta”, completa.