Concorrência gera promoções

11 | 12 | 2006

A Empresa Júnior Toledo – EJT realizou uma pesquisa de preços no dia 4 de dezembro de 2006 sendo constatada uma queda nos preços de 0,77%, em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

O grupo que teve maior queda foi o de Carnes e Embutidos, com 3,06% de queda. Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram Lingüiça Toscana Sadia (KG) com queda de 19,12% e o Frango congelado (KG) com 10,79% de queda entre os meses de novembro e dezembro.

O grupo que apresentou maior alta foi de Artigos de Limpeza, apresentando alta de 1,32% em relação ao mês de Outubro. A maior variação de preço foi do Sabão em Pedra Brilhante 5 unidades sendo encontrado a R$ 2,21 na pesquisa em novembro e a R$ 2,41 na pesquisa atual ocasionando uma variação de 9,08%.

Esta pesquisa revelou alta nas duas marcas de óleo de soja pesquisadas: Liza e Soya que tiveram seu preço elevado em 18,28% e 17,72% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando promoções que refletem em economia de mais de 50% em alguns produtos como no caso do Bombom Garoto 400 gr que pode ser encontrado a R$3,86 (promoção) e a R$ 5,99.

Outros produtos que tiveram grande diferença de preços praticados: Feijão Tipo Carioquinha Da Hora kg encontrado entre R$1,39 e R$1,99 uma variação de 43,17%; Patinho Kg podendo ser encontrado entre R$ 5,89 e R$ 8,49 uma diferença de 44,14%.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 426,41, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$ 337,14, economizando assim R$88,47.

Usando o mesmo raciocínio de maior e menor preço, no acumulado do ano o consumidor economizaria R$ 842,38, um valor significativo na economia doméstica.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Olavo Martins Júnior, Wesley Primo Leite, Caroline Pachega Lapa, Fernanda Flávia Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Robson Antonio Santos Augusto, Juciara Cardoso e Sheyla Cristina Toyota Ferreira sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.