Concurso Literatura para Todos

10 | 02 | 2006

Numa iniciativa inédita, o Ministério da Educação criou o concurso literário Literatura para Todos. Com o objetivo de estimular a produção de livros escritos para jovens e adultos recém-alfabetizados, o concurso vai selecionar oito obras de diferentes gêneros literários que serão impressas e distribuídas pelo MEC para alunos das turmas do programa Brasil Alfabetizado.

Os livros deverão ser inéditos e podem se encaixar nas modalidades conto ou novela; crônica; poesia; biografia ou relato de viagem; ensaio ou reportagem; textos da tradição oral; esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo, cinema, quadrinhos; ou textos utilizando linguagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (e-mails, blogs, comunidades virtuais, grupos de discussão, etc.)

A comissão julgadora vai selecionar oito obras, uma por modalidade, para serem editadas e distribuídas para todo o país. Cada livro terá uma tiragem inicial de 300 mil exemplares. Os autores dos livros escolhidos receberão prêmio de R$ 10 mil cada. Os textos deverão considerar as especificidades dos jovens e adultos em processo de alfabetização, contendo uma narrativa atraente a este público.

Os interessados em inscrever suas obras no concurso deverão fazê-lo entre 16 de dezembro de 2005 e 16 de março de 2006. Os textos deverão estar de acordo com os critérios previstos no edital do concurso e devem ser enviados em três cópias impressas e uma em disquete para a Coordenação-Geral de Alfabetização do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 710, CEP: 70.047-900, Brasília, DF.

Eventuais dúvidas poderão ser sanadas pelo endereço eletrônico concursoliterariosecad@mec.gov.br.

Quem pode participar do concurso?

O concurso Literatura para Todos é aberto a todos os cidadãos brasileiros, natos ou naturalizados, e tem abrangência nacional.Não podem participar os servidores, nos seus diversos tipos de contrato, vinculados ao Ministério da Educação, bem como seus parentes e afins.

Qual o prazo para inscrição no concurso?

O prazo de inscrição e encaminhamento dos textos das obras literárias concorrentes inicia-se no dia 16 de dezembro de 2005 e encerra-se no 16 de março de 2006.
Não serão aceitas inscrições de candidatos que protocolarem ou remeterem as obras literárias fora do prazo estabelecido no item anterior, considerando, para tanto, a data do protocolo junto à Coordenação Geral de Alfabetização – Departamento de Educação de Jovens e Adultos – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Ministério da Educação ou a data de postagem certificada pelos correios.

Como deve ser feita a inscrição?

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o trabalho da seguinte forma:

– 03 (três) cópias impressas, e uma em disquete ou CD;

– formatação: entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) laudas, papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas: 1,5, com todas as páginas numeradas, com título da obra, inscrita sob pseudônimo, sem texto de apresentação, texto de orelha ou prefácio. Esta formatação deve ser considerada para os gêneros a que se aplique.

As cópias impressas e o disquete deverão ser encaminhados em envelope de tamanho grande, identificado, no seu exterior, com o título do trabalho, a modalidade escolhida e o pseudônimo do autor e co-autor.

Além das cópias do trabalho, o envelope em tamanho grande deverá conter um envelope em tamanho pequeno lacrado, contendo folha de identificação com nome, endereço, e-mail, pseudônimo e título do trabalho, bem como um breve currículo dos participantes .

A inscrição no Concurso se dará mediante o encaminhamento das obras literárias à Coordenação Geral de Alfabetização – Departamento de Educação de Jovens e Adultos – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Ministério da Educação – Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Sala 710 – CEP 70047 – 900 – Brasília – DF, órgão responsável pelo recebimento dos textos e respectivo processo de inscrição e por seu encaminhamento à Comissão Julgadora, mediante protocolo ou via postal.

As obras literárias inscritas não serão devolvidas, constando do acervo e da memória do Concurso.

Há um limite de textos inscritos por pessoa para participar? A co-autoria é permitida?

Cada participante só poderá inscrever um único trabalho inédito por gênero. Será admitida a participação em co-autoria.

É possível inscrever mais de um trabalho?

Sim, desde que estejam concorrendo a modalidades distintas.

No caso de textos mais curtos, como poemas ou contos, por exemplo, o trabalho enviado também deve ter entre 30 e 40 laudas?

Sim. Nesses casos, é preciso organizar uma coletânea dos textos mais curtos, que deve ter entre 30 e 40 laudas.

Como será a premiação?

Será selecionada e premiada a obra melhor classificada, por modalidade. As modalidades previstas no edital são: conto ou novela; crônica; poesia; biografia ou relato de viagem; ensaio ou reportagem; textos da tradição oral; esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo, cinema, quadrinhos; ou textos utilizando linguagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (e-mails, blogs, comunidades virtuais, grupos de discussão, etc.)
O valor do prêmio para cada obra selecionada será de R$ 10.000,00 (dez mil reais).