Conferência internacional

12 | 04 | 2004

Formado em Administração pela Toledo/PP em 2002, Fernando Santello Bertaco, mestrando em Administração Estratégica e Organizações, da Universidade Federal do Paraná – UFPR foi convidado para apresentar o artigo de sua autoria “Administração Ambiental em Organizações
Brasileiras: Custo ou Investimento?” (“Environmental Administration in Brazilian Organizations: Cost or Investment?”), na abertura da International Conference on Business, Banking and Finance, que será realizada de 27 a 29 de abril, em Port of Spain, capital da Ilha de Trinidad e Tobago.
Promovido pela The University of the West Indies, de St. Augustine, Trinidad e Tobago, West Indies, em parceria com The International Association of Banking and Finance, The International Journal of Finance e Philadelphia University, o idealizador do evento é Harry M. Markowitz, prêmio Nobel de Economia em 1990 e Ph.D. pela Universidade de Chicago.
Segundo Fernando, o convite para a sua participação no evento foi possível por meio do incentivo de seu professor Antonio Barbosa Lemes Júnior, Chefe do Departamento de Administração da UFPR, doutor em Finanças pela USP e consultor do Ministério da Educação e Cultura em processos de credenciamento e reconhecimento de Cursos de Administração.
“Escrevi o artigo sobre a preocupação ambiental que algumas empresas tem, tendo como exemplo empresas de grande porte de Presidente Prudente, como Regina Festas, Curtume Vitapelli, Sakura-Hinomoto e Bebidas Funada, além de empresas como a Petrobrás, o Boticário e o Grupo Gerdau. O professor Antonio leu o artigo e disse que este estava em condições de ser encaminhado para um congresso. Então, submeti o artigo à Conference on Business, Banking and Finance”.
O ex-aluno não conseguirá participar da conferência, mas “o fato de ter conseguido ter um artigo aprovado já está ótimo. O importante foi o artigo ter sido aceito. Apresentá-lo seria um sonho”.
Com a participação de trabalhos de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Austrália, entre outros, a abertura do evento será realizada pelo Primeiro Ministro de Trinidad e Tobago.