O Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade promoveu, no último dia 25 de outubro, a vivência “Corpo, Mente e Sentimento” com o psicólogo e terapeuta ocupacional Marco Antônio Chimento de São Paulo (SP).
Com o objetivo de proporcionar aos participantes interação social e familiar, com técnicas corporais que visam ao equilíbrio, à sensibilização e ao sentido de vida, Marco realizou um trabalho descontraído.
“Levamos em consideração o tema da vivência, em busca do tesouro escondido, que é a própria alma. Meu objetivo é que as pessoas se comuniquem por meio da alma, despertar o lado curador do ser humano, ou seja, ‘curar a dor'”, falou o terapeuta. “É poder plagiar Charlie Chaplin: ‘sorrir quando a dor lhe torturar’. É poder entender, seja qual for a dor, como um processo transformador”.
Edna Rute de Souza Branco, professora de Educação Física, disse que ter participado da vivência foi enriquecedor. “Eu tinha um preconceito em trabalhar com grupos da Melhor Idade, porque achava que estas pessoas não correspondiam aos trabalhos desenvolvidos e, aqui, pude ver que são especiais. Trabalho com crianças e adolescentes e constatei que a Melhor Idade responde muito mais ao trabalho proposto”.
Arlete De Domenico, terapeuta ocupacional, ficou surpresa com a abertura das pessoas da Melhor Idade. “Não esperava tanta receptividade da parte delas com as propostas da vivência”.
Para Elda Salviano Tenório da Rocha, a participação na vivência foi excelente. “Gostei porque me abriu mais caminhos. Senti o significado da vida. No envelhecer você se depara com muitas coisas novas e participar da vivência foi muito bom. O medo de envelhecer é grande e o Marcos conseguiu mostrar que envelhecer é bonito, conseguiu falar do sentimento, do amor”.
O Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade já agendou a próxima vivência para o mês de novembro. Ministrada pelo terapeuta e psicólogo Marco Chimento, o evento é aberto à comunidade. Informações e inscrições pelo telefone (18) 3901-4000, com Célia, das 8h às 12h e das 13h às 17h.