Após uma pausa, o curso de Administração contará novamente com atividades no simulador empresarial. A ferramenta estava desde 2021 sem aplicação, porém o mesmo foi utilizado em eventos acadêmicos da Toledo Prudente. Agora, os alunos do 5º termo colocarão em prática suas habilidades de gestão de forma interativa e dinâmica. O simulador retorna por meio da disciplina Business Lab e será integrado através do EmpresáriUs Lab no currículo acadêmico.
As turmas serão divididas em grupos e criarão empresas fictícias no mesmo segmento através do simulador. Elas competirão entre si, exigindo dos estudantes a aplicação dos seus conhecimentos adquiridos durante o curso em áreas como Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Produção e Marketing.
O coordenador do curso, Caio Silva, comentou “O simulador empresarial é muito interessante e permite vivenciar a prática da Administração de forma simulada, em um ambiente dinâmico e interativo. É um dos momentos mais aguardados pelos alunos do curso, onde poderão competir com outros grupos da turma e colocar em prática todo o conhecimento adquirido”.
Cada decisão realizada pelos alunos terá impacto direto no mercado simulado, influenciando a concorrência e até na falência ou sucesso das empresas fictícias. Com isso, serão feitas rodadas para divulgar um ranking de desempenho dos grupos com base em alguns indicadores, como receita, lucro, participação de mercado, entre outros.
Através dos dados e relatórios gerados pelo simulador, cada grupo deverá montar análises a fim de tomar decisões assertivas e estratégicas para, além de sobreviver ao mercado, se destacar em meio a competitividade.
Outra influência que pode ocorrer no simulador é a intervenção do professor da disciplina, possibilitando incluir situações reais como a variação do dólar. Essas mudanças exigirão que os alunos adaptem suas estratégias em tempo real. “A ideia é chegar o mais próximo possível da realidade organizacional, de modo que os alunos utilizem os conceitos aprendidos para tomar decisões estratégicas, sempre baseadas em dados”, conclui o coordenador.
O aluno Arthur Milani participou no ano passado da 2ª Escalada Empreendedora, onde fez uso do simulador. Segundo ele, a experiência foi “muito interessante utilizar na prática vários conceitos de diferentes áreas da administração”.
“Cada detalhe devia ser levado em consideração, e tudo isso sendo gamificado dentro de uma competição tornou o evento mais empolgante”, completou o aluno.
Com essa iniciativa, o curso de Administração garante um aprendizado prático e envolvente, tornando seus alunos preparados para o mercado de trabalho de forma realista. Um diferencial que apenas a Toledo Prudente proporciona!