05 | 01 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Na última semana o curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário completou 30 anos desde o Decreto nº 90.780 de 1984 que autorizava a criação do pioneiro curso na região de Presidente Prudente.

O Assistente Social é um profissional interativo que atua com diversas expressões da questão social, contribuindo com a defesa e a efetivação de direitos sociais e com a melhoria da qualidade de vida da população.
“Pioneiro na região, já formamos mais de 1200 assistentes sociais desde 1988 que atuam aqui e em diversos Estados do Brasil”, ressalta Juliene Aglio de Oliveira, atual coordenadora do curso.
Juliene acrescenta que na década de 80 o Brasil passava por diversas mudanças e avanços na legislação. As políticas sociais eram reconhecidas como direitos e a necessidade do assistente social na execução, formulação, era latente. “Nossos egressos foram pioneiros na implantação de diversos serviços e na efetivação dos direitos sociais para a população da região”, afirma.
Ainda de acordo com a coordenadora, hoje a profissão é considerada em diversas pesquisas, como uma das profissões do futuro. A área de atuação contempla essencialmente o setor público e também o privada, o ensino e pesquisa.

Simone Duran Martinez, 49, foi uma das alunas da primeira turma do curso. Ela conta que no começo eram quase 100 alunos. “Todo mundo tem receio de se matricular em cursos que estão começando, eu não tive esse medo porque a Toledo Prudente já era bem conhecida pela qualidade do ensino que oferecia na época”, ressalta. Há 20 anos Simone é Assistente Social no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Presidente Prudente.
“Sempre tive interesse nessa área, mas não conhecia com profundidade a profissão. A informação que eu tinha e que provocou o meu interesse, era da possibilidade de enfrentamento de injustiças e desigualdade social”, conta.
Conforme Martinez, o Serviço Social é uma profissão muito difícil, exige um profissional com capacidade de entendimento crítico da sociedade e com capacidade de intervenção e que sugere muito engajamento, estudo e pesquisa da realidade.
“Quando me formei havia vários campos de trabalho e poucos profissionais para ocupá-los. Terminei o curso já empregada, fui contratada depois de fazer estágio”, lembra.
Para comemorar a data diversas atividades já estão programas, como por exemplo, simpósios e debates. Atualmente mais de 250 alunos frequentam o curso na Toledo Prudente. Avaliado pelo ENADE 2013, Serviço Social conseguiu nota quatro o que o mantém como um dos melhores do Brasil.