A Toledo Aberta à Melhor Idade tem o objetivo de contribuir para a integração social das pessoas, por meio de oportunidades educacionais nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer, cidadania e trabalho.
Além das aulas de Atualidades, Relacionamento Interpessoal, Promoção da Saúde, Lazer e Cultura Corporal e Exercício da Cidadania, Dança, Informática, Espanhol e Tai Chi Chu’an, a primeira turma participou também de passeios culturais, beneficientes e saraus literários.
Uma das aulas que tem merecido elogios dos alunos é a ministrada pelo mestre Marcos Thiago Fioco Kurozawa, a de Tai Chi Chu’an, que visa à integração do corpo e da mente, proporcionando aos seus praticantes, maior resistência, vigor físico e tranqüilidade, promovendo uma melhora no funcionamento do cérebro, do coração, das vias respiratórias e da digestão, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças como artrite, osteoporose, pressão alta, distúrbios psíquicos e emocionais, segundo o professor.
As alunas da Melhor Idade, Luzia Martins Pereira e Doraci Casagrande Peruchi, acreditam que as aulas de Tai Chi Chu’an ajudaram, inclusive, para uma boa noite de sono. “Os exercícios me fizeram muito bem. O curso como um todo melhorou muito a minha vida. Fiz novas amizades, passeio mais. As aulas não atrapalham meus compromissos e ajudaram, em muito, a melhorar a minha escrita”, fala Doraci, que aos 68 anos, se sente com espírito de 30, 40 anos.
“Não sei se é sugestão, mas estou até perdendo peso”, conta Luiza, 61 anos, atribuindo o emagrecimento às aulas de Tai Chi Chu’an. “As aulas me ajudam a relaxar, a dormir melhor. Na verdade, o curso como um todo é ótimo. A gente se diverte, ri. Gosto dos movimentos nas aulas de Tai Chi, acho bonito, me traz tranqüilidade, paz. Saio renovada das aulas. Além do que, o curso não atrapalha meu dia-a-dia, ao contrário, até melhorou”.
O professor Marcos explica que o Tai Chi Chu’an é uma técnica do Kung-Fu Shaolin, que ensina a parte de suavidade do esporte e harmonia com a própria pessoa. “Os exercícios ensinam a pessoa a relaxar o stress do dia-a-dia, com movimentos lentos. Trabalha a ansiedade e a pessoa passa a se ver de uma maneira diferente. E se a pessoa passa a perder peso, com certeza, é porque ela aprende a controlar sua ansiedade e passa a controlar sua alimentação”.
As inscrições para o Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade estão abertas. As aulas têm início dia 12 de agosto e o curso é voltado para pessoas acima de 45 anos..