Cursos de Negócios e Direito

04 | 07 | 2006

A Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários é responsável pela organização, divulgação e controle dos Cursos de Extensão da Toledo/PP, e tem como objetivo o desenvolvimento profissional, atualização e aperfeiçoamento de universitários e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, lança agora mais dois novos cursos: um na área de negócios, é Introdução ao Planejamento em Comércio Exterior, com foco em Exportação e o outro na área do Direito, Espanhol Instrumental Jurídico.

Os cursos são caracterizados por um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal.

Introdução ao Planejamento em Comércio Exterior, com foco em Exportação

Objetivos: Este curso tem como objetivo atender universitários e profissionais interessados em conhecer a área do comércio exterior (nível básico), e empresários que pretendem exportar.

O curso pretende de forma prática introduzir os conceitos básicos de planejamento em comércio exterior, utilizando ferramentas de suporte operacional e estratégico em comércio exterior, disponíveis em sites da internet.

Cronograma:

24 de julho – das 19h às 22h40
25 de julho – das 19h às 22h40
26 de julho – das 19h às 22h40

Local: Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente -SP

Estão disponíveis, apenas 35 vagas e a carga horária é de 12 horas. Alunos e ex-alunos da Toledo têm desconto no curso. As inscrições vão até o dia 17 de julho ou o preenchimento das vagas.

Espanhol Instrumental Jurídico

Objetivos: Realizar um curso que proporcione:
– o domínio do vocabulário jurídico espanhol;
– a prática escrita e oral da língua espanhola focada em temas do foro jurídico;
– a comparação das diferenças entre a terminologia jurídica espanhola e a portuguesa por meio da tradução de textos jurídicos;
– a interpretação de textos em espanhol voltados à preparação do aluno para o mestrado e eventos científicos em língua espanhola.

Conteúdo: Leitura e interpretação de textos voltados à área jurídica; tradução de textos; léxico de palavras do âmbito jurídico; ortografia; tempos verbais; conjugação de verbos; colocação pronominal; fonologia da língua espanhola; pronomes de tratamento; abreviaturas mais importantes; signos de pontuação; emprego correto da língua espanhola em textos comerciais; vocabulário empresarial; elaboração de currículo; vocabulário voltado ao direito dos trabalhadores; estrutura de uma carta comercial; carta de solicitação de trabalho; outros tipos de cartas; redação nos países de fala hispânica; documentos oficiais.

Público alvo: Universitários e profissionais em Direito interessados em ingressar em curso de mestrado; advogados e profissionais do Direito que necessitam ler e interpretar textos em espanhol; graduandos em Direito a fim de ampliar seus conhecimentos.

Quem vai ministrar este curso é a professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Lidiane Gonzáles Pineda que tem curso de Língua e Cultura Espanholas pela Universidade de Salamanca, é formada em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade do Estado de São Paulo e aluna do 4º ano do curso de Direito da Toledo/PP.

Local: Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente – SP.

Estão disponíveis 30 vagas e a carga horária é de 20 horas. Os encontros serão às quartas-feiras, das 8h às 10h, no período de 2 de agosto a 4 de outubro. Inscrições até o dia 25 de julho de 2006, ou até o preenchimento das vagas.

Mais informações sobre os dois cursos, na Secretaria do Centro de Pós-Graduação da Toledo, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h. Também pelo site www.toledoprudente.edu.br/extensao.