O UFC, maior evento de MMA do mundo, tem mais ligação com a Toledo Prudente do que muita gente imagina. Além de revelar talentos nos ringue, também está presente nos bastidores — e até no apoio institucional.
Um dos nomes que se destaca fora do octógono é o de Valéria Boscoli Maridon, formada em Direito pela Toledo Prudente. Ela vive nos Estados Unidos há mais de duas décadas e, há 11 anos, atua como gerente de imigração do UFC, em Las Vegas. É ela quem cuida de toda a documentação e liberação de entrada e saída dos lutadores em diferentes países onde os eventos são realizados.
Valéria começou sua trajetória nos EUA com um intercâmbio, e acabou fixando residência. Sua formação em Direito, fluência em português e experiência jurídica abriram portas para trabalhar no setor migratório da organização. Hoje, ela é responsável por garantir que tudo esteja legalmente pronto para que os atletas possam competir, com vistos atualizados e permissões válidas.
“O que mais me marca é poder contribuir para a realização do sonho desses lutadores de estarem no UFC. Também é uma grande oportunidade para mim trabalhar com profissionais tão qualificados em diferentes áreas da organização… Minha rotina é como a de muitos: família, trabalho… e, sempre que possível, aproveito para vir ao Brasil.” Completa Valéria.
Mas a Toledo Prudente também está representada dentro do octógono. Caio Toledo Pennacchi Cardoso Machado, mais conhecido como Bigfoot, é lutador de MMA e compete na categoria peso-pesado do UFC. Com um cartel atual de 8 vitórias e 4 derrotas, ele é um dos nomes em ascensão no cenário internacional.
A conexão entre os dois vai além da cidade de origem. Ambos têm ligação direta com a Toledo Prudente: Valéria como egressa do curso de Direito e Caio como atleta patrocinado pela instituição. É a presença de Prudente no UFC em múltiplas frentes — formando, apoiando e impulsionando talentos dentro e fora do octógono.
“Representar a Toledo Prudente e minha cidade é uma honra imensa. Desde pequeno, o esporte faz parte da minha vida, e tive a chance de competir por Prudente em várias modalidades.
Levar as cores da Toledo comigo no UFC é muito especial — não só pelo apoio da faculdade, mas também pelo vínculo familiar que tenho com a instituição. É uma das maiores conquistas da minha carreira.” Disse Caio.
A trajetória de Valéria e Caio mostra que o nome da Toledo Prudente ultrapassa fronteiras e se firma no cenário esportivo global, não só com força e técnica nas lutas, mas também com inteligência, estratégia e formação sólida nos bastidores do esporte.