Dependência Química é debatida

01 | 06 | 2005

Os alunos do 4º ano da Faculdade de Serviço Social de Presidente Prudente tiveram uma aula diferente na segunda-feira à noite, na disciplina Oficina de Formação Profissional IV ministradas pelas professoras Maria Ângela Souza Maltempi e Márcia Heloísa de Oliveira. É que a presidente do Conselho Municipal Anti Drogas – COMAD, Maria Socorro Nougueira de Souza Pinto proferiu uma palestra sobre Dependência Química. “Trabalhei com os alunos os objetivos do COMAD que é conscientizar, sensibilizar, informar e capacitar os agentes para trabalharem na redução das drogas. Foi uma palestra muito interativa”, comentou ela.

Ao final da apresentação, a sala foi dividida em quatro grupos, em que cada um ficou responsável por um tema e produziu uma peça teatral baseada nele. Os temas foram: o alcoolismo e seus resultados na família; drogas na sociedade, integrando diversos grupos; atendimento dos usuários de drogas e suas possíveis conseqüências, como a violência doméstica, desestrutura familiar, e até a morte. “Gostei muito da apresentação dos alunos, pois, quando coloquei os objetivos do Conselho foi na esperança de que todos aprendessem e com o teatro eles mostraram que entenderam direitinho”, afirmou Maria Socorro.

A intenção das professoras responsáveis pela disciplina é a de que, com a presença de pessoas de fora da faculdade, possam fazer com que os alunos vivenciem a prática. “Esse tipo de evento instrumentaliza nossos alunos para atuarem satisfatoriamente, e a nossa principal intenção é integrar a instituição à ação prática cotidiana de organizações que compõem a rede de atendimentos da questão social, as quais nossos alunos vão visualizar na prática”, discorreu a professora Maria Ângela.